SBK, Testes Jerez: Jonathan Rea é atualmente o mais rápido

Por a 15 Dezembro 2021 17:34

As expectativas para o único grande teste de inverno do Mundial de Superbike antes da mudança de ano não são muito grandes. Até agora, Jonathan Rea (Kawasaki) deu o tom no primeiro dos três dias.

As equipas estão em testes em Jerez na quarta, quinta e sexta-feira desta semana, das 10h00 às 18h00, com as equipas de fábrica da Kawasaki, Honda e BMW no paddock. Como também existem alguns pilotos de MotoGP, o teste organizado pela Honda realiza-se à porta fechada.

O mais rápido dos pilotos de Superbike até agora é o seis vezes campeão mundial Jonathan Rea com uma melhor volta de 1’40,065, com o piloto da Kawasaki a ser um segundo mais lento do que a volta mais rápida na corrida de Alvaro Bautista, na sprint race de 2019 com o soft SCX traseiro pneu e uma Ducati V4R (1’39,004).

Embora a Kawasaki tenha algumas peças evolutivas para a ZX-10RR, não são esperados grande passos com a moto deste ano. Alex Lowes, lesionado no ombro, testa, mas não está em plena posse das suas faculdades.

Para 2022 Scott Redding trocou a Ducati pela BMW M 1000 RR, com a qual rodou no Circuito do Estoril antes de se deslocar para Jerez

Dos quatro pilotos da BMW Works, Loris Baz da equipa alemã Bonovo Action, fez a sua estreia no M1000RR e é o mais lento até agora. Michael van der Mark foi até agora o segundo mais veloz, a 0,345 segundos de Rea. Ele e seu companheiro de equipa da SMR-BMW Scott Redding vão experimentar o novo motor BMW à tarde, uma unidade que deve muito mais potência do que a unidade motriz deste ano.

Na equipa Honda, tudo é novo para os pilotos Iker Lecuona e Xavi Vierge, que se sentam numa  superbike pela primeira vez depois de alguns anos em corridas de Grandes Prémios. A Honda já indicou que os seus pilotos não têm permissão para comentar sobre a CBR1000RR-R deste ano. Redding também tem um problema, uma vez que o seu contrato com a Ducati vai até ao dia 31 de dezembro de 2021.

Jonathan Rea afirmou: “Estou muito contente por voltar a andar com a moto nesta época do Natal, porque podemos tentar manter as boas sensações com que terminámos o final da temporada. Jerez é sempre um bom circuito de teste para ir porque temos muitos dados de lá. É também um circuito que nunca foi o mais forte para nós, por isso podemos trabalhar em algumas áreas mais fracas. Esperamos ter alguns itens para testar, o que é realmente bom porque KMC e KRT têm trabalhado muito duro em alguns novos itens da ciclística e eletrónica. Esperamos melhorar as sensações da nossa moto, trabalhar juntos de uma boa forma e o objetivo será dar boas informações sólidas a todos os engenheiros que tentam melhorar o conjunto geral. Não há pressão para tempos de volta ou algo parecido.”

Testes Superbike em Jerez (quarta-feira, 14h45):

1. Jonathan Rea (GB), Kawasaki, 1: 40,065 min

2. Michael van der Mark (PB), 1: 40,410

3. Scott Redding (GB), BMW, 1: 40,895

4. Alex Lowes (GB), Kawasaki, 1: 41.333

5. Iker Lecuona (E), Honda, 1: 41.420

6. Eugene Laverty (IRL), BMW, 1: 41.710

7. Xavi Vierge (E), Honda, 1: 41.898

8. Loris Baz (F), BMW, 1: 42.669

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x