A Ducati optou por não continuar com Bautista em 2026, mas o espanhol pretende permanecer na Superbike: “Não estou preocupado”.
Nos últimos dias, foi anunciada a renovação do contrato de Nicolò Bulega , mas também vazou a decisão da Ducati de não confirmar Álvaro Bautista para 2026. O bicampeão mundial de Superbike tinha comunicado a sua intenção de exercer a opção prevista no contrato assinado em 2024, mas faltava a aprovação da empresa de Borgo Panigale para prosseguir. Essa aprovação não chegou e assim o espanhol continuará a sua carreira com outras cores e a equipa italiana contratará outro piloto.
Em entrevista ao site oficial do WorldSBK, o piloto de 40 anos confirmou que a Ducati decidiu não continuar o relacionamento profissional com ele: “O meu objetivo é continuar a correr, porque me sinto bem física e mentalmente, pronto para lutar por bons resultados. Tínhamos assinado um contrato para 2025 e 2026, com a possibilidade de cancelamento por ambas as partes. Comuniquei que queria continuar, mas a Ducati decidiu não aceitar as condições que tínhamos assinado e rescindiu o acordo .”
A Ducati escolheu legitimamente contratar um piloto mais jovem que talvez possa substituir Bulega como piloto titular da SBK em 2027, quando o italiano poderá dar o salto para o MotoGP. De qualquer forma, Bautista está tranquilo quanto ao seu futuro: “Não estou super preocupado, porque me sinto bem na moto, competitivo. O meu objetivo é continuar a correr. Estou livre para o próximo ano, mas agora sou um piloto da Ducati e quero dar o meu melhor.”
Alvaro espera estar mais perto da dupla Bulega-Razgatlioglu no Circuito Mundial de Misano Marco Simoncelli, embora esteja ciente das dificuldades: “ Esta etapa de Itália é especial para a Ducati e para Aruba, mas também para mim. Tenho boas lembranças do passado nesta pista, ganhei muitas corridas em Misano. Cada ano é diferente, mas estou bastante confiante. A abordagem é sempre a mesma: tentar diminuir a diferença para os pilotos à minha frente enquanto trabalho para melhorar a minha sensação com a moto. Fizemos um teste algumas semanas atrás. Tentamos algumas coisas positivas, enquanto outras não funcionaram. No entanto, encontramos uma pequena ajuda para esta etapa, vamos tentar fazer o nosso melhor.”