SCOTT SOFTCON JACKET PROTECTOR

Por a 17 Julho 2016 11:36

O que a Scott nos traz não é propriamente um protector de coluna ou um colete de motocross integral, mas algo que poderemos considerar como uma fusão entre os dois. Será isto o melhor dos dois mundos?

Numa altura em que há uma cada vez maior procura por coisas híbridas ou de fusão que permitem ser suficientemente boas em várias situações, sejam os automóveis SUV tão em voga, sejam algumas motos que não são mais do que um meio termo entre verdadeiras Trail e motos de estrada, ou utilitárias que estão entre scooters e motos mais convencionais, não é de estranhar o trilhar deste caminho pelos fabricantes que procuram assim apresentar produtos que servem em variadíssimas situações e assim sendo, têm um público alvo mais alargado. Olhando para o casaco em análise, depressa nos apercebemos que pode ser usado em diversas situações e em todas elas ser uma mais valia para a nossa segurança.

88

Comecemos pela mais óbvia, como protector para condução fora e em estrada.

Colocado debaixo de uma camisola oferece uma protecção em todas as zonas de risco em caso de queda. Costas, peito, ombros e cotovelos estão protegidos por placas de espuma da SAS-TEC de elevada resistência. A sua colocação é extremamente simples uma vez que se trata de um casaco que se veste normalmente tendo apenas de apertar um fecho zip lateralmente. O tecido que une todas estas placas e dá forma ao casaco é elástico, ventilado e muitíssimo leve proporcionando assim um conforto extraordinário.

Na condução em estrada, a utilização deste casaco torna-se também muito pratica pois como as protecções dos ombros e cotovelos são facilmente extraídas, pode optar por usar o casaco sem estas por baixo de um Blusão ou casaco de moto que já tenha estas protecções mas que não tenha as de costas e peito menos habituais nos blusões. Pode contudo usar o casaco na sua configuração completa com todas as protecções caso queira usar um agasalho mais leve sem protecções, ou mesmo nos dias de verão em que pretendemos dar uma volta com roupa mais ligeira mas não podemos ou devemos prescindir de uma protecção adequada. Nestas situações, pode perfeitamente usar uma camisola leve tendo garantida a protecção com o Scott Softcon.

Uma outra utilização que pode ser dado a esta protecção é na prática de desportos um pouco mais radicais, seja em bicicleta fora de estrada seja em skate ou patins em linha. Acredito que algumas das cicatrizes que tenho não existiriam se um casaco destes me tivesse acompanhado ao longo dos últimos anos em algumas destas actividades.

A utilização mais intensa

O Scott foi usado nas duas situações, quer em fora de estrada quer em estrada, e podemos descreve-lo como tendo um efeito de protecção do mais versátil que usamos até hoje e com um factor segurança muito acima daquilo que estamos habituados com as protecções de coluna com cinto que teimam em sair do sítio e se tornam incómodos ao fim de algumas horas de uso. Fora de estrada é um casaco leve, fresco, com a possibilidade de acoplar um Neck Brace que nos permite sentir em segurança com uma simples camisola ou impermeável por cima. Prático de colocar, pratico de limpar uma vez que as protecções de ombros e cotovelos podem ser retiradas, é um elemento de segurança muito válido.

Em estrada foi usado quer com um casaco de moto com protecções quer por baixo de um polar tendo sido sempre muito confortável, pratico e conferindo uma confiança e segurança muito importante para quem anda de moto. As protecções ajustam-se muito bem aos cotovelos e ombros, e as placas das costas e peito ficam perfeitamente colocadas nas zonas devidas não se deslocando facilmente graças ao já referido tecido elástico e respirável com que é construído. Neste aspecto devemos ainda fazer um reparo de nota que é a capacidade de transpiração que o tecido do casaco permite uma vez que não dá lugar à sensação de roupa molhada ou húmida que por vezes temos quando usamos algumas protecções com uma menor capacidade de libertação da temperatura corporal.

Conclusão.

Seguindo pois o princípio da versatilidade e a necessidade de agradar a um maior número de utilizadores com o mesmo produto, a Scott conseguiu com este casaco e com esta abordagem proporcionar um produto que consegue e deve ser usado em várias situações sempre que a segurança do utilizador seja importante. Seja numa moto, numa bicicleta ou skate e patins em linha, seja em estrada aberta ou fora dela, a utilização deste casaco proporciona segurança, confiança e conforto. Proposto por um preço de 289,05 Eur é algo a manter debaixo de olho na próxima vez que procurar protecções para andar de moto ou quiser dar uma nova vida e novos níveis de segurança a um casaco com um aspecto mais estético e casual.

Texto: António Gomes

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas MOTO+
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png