Com um resultado de 1-2, o piloto de fábrica belga da Red Bull KTM, Sacha Coenen, venceu o Grande Prémio da Letónia em Kegums. Simon Längenfelder (KTM) caiu enquanto liderava pouco antes da chegada.
Simon Längenfelder, que tinha terminado a primeira corrida em segundo lugar, fez o holeshot e liderou a corrida da primeira à última volta. Isso colocou o alemão claramente no caminho para a vitória no Grande Prémio , mas algumas curvas antes da linha de chegada desperdiçou a vitória. Längenfelder cruzou o sulco com as duas rodas e voou por cima do guiador. Isso permitiu que o atual campeão Kay de Wolf ( Husqvarna ) e o vencedor da primeira manga, Sacha Coenen ( KTM ), ultrapassassem o alemão caído. De Wolf começou esta corrida em quinto lugar e lutou para avançar passo a passo. No final da distância regular da corrida de 30 minutos, prevaleceu contra Guillem Farres (Triumph), Thibault Benistant ( Yamaha ) e Sacha Coenen ( KTM ). Na última volta, deWolf ultrapassou o acidentado Simon Längenfelder e conquistou o terceiro lugar lugar no pódio .
Sacha Coenen foi, no fim das contas, o piloto mais consistente do fim de semana. O belga venceu o Grande Prémio com 47 pontos , a sua primeira vitória na temporada. Simon Längenfelder, que almejava a vitória na etapa pouco antes da chegada, expressou decepção após a corrida: “Algo assim definitivamente não vai acontecer comigo de novo”, declarou mais tarde.

Apesar deste drama, Längenfelder deixa a 11ª etapa do campeonato como líder absoluto do campeonato mundial . Após 11 das 20 corridas, está 27 pontos à frente de Andrea Adamo . No entanto, poderia ter ido cinco pontos à frente se tivesse terminado em primeiro. Mas se, se, se… É o que é. Längenfelder acumulou um total de 52 pontos em Kegums no fim de semana e, comparado a Andrea Adamo (22 pontos) e Kay de Wolf (43 pontos), os seus danos foram, em última análise, relativamente limitados.
O piloto de fábrica da HRC, Valerio Lata, também abandonou a segunda corrida, deixando o italiano de mãos vazias. Liam Everts ( Husqvarna ) terminou em quarto com um resultado de 3-5 e está atualmente em quarto lugar na classificação do Campeonato Mundial, 96 pontos atrás.
Os pilotos do Campeonato do Mundo têm agora um fim de semana de folga antes da 12ª etapa do campeonato no dia 22 de junho no circuito de Matterley Basin (Inglaterra).
