MotoGP, Os cinco pilotos mais impressionantes de 2022 até agora

Por a 27 Julho 2022 15:00

Com a primeira metade da época de 2022 terminada, há vários pilotos que se têm destacado pela positiva. O site Crash.net decidiu escolher os cinco que, na sua opinião, mais impressionaram até ao momento.

O quinto lugar desta lista pertence a Johann Zarco. O piloto da Pramac ainda não venceu nesta temporada, mas tem sido altamente consistente. Prova disso é o facto de ser o melhor Ducati no campeonato, apesar de Francesco Bagnaia e Enea Bastianini já terem vencido três vezes (apenas Fabio Quartararo e Aleix Espargaró têm mais top-5 do que o francês, terceiro classificado no mundial de pilotos).

O quarto lugar é de Marco Bezzecchi. Um de cinco rookies desta temporada, o piloto da VR46 tem superado as expetativas da Ducati, seja em ritmo de qualificação, ou em ritmo de corrida. O destaque da sua época foi a prova de Assen, tendo arrancado da segunda linha da grelha e conseguido o seu primeiro pódio no MotoGP. Mas já se tinha qualificado na primeira linha da grelha em Mugello, lutando com Quartararo durante a maior parte da corrida.

Fabio Quartararo também integra esta lista, no terceiro lugar. Como campeão em título, era expectável que estivesse a lutar pelo título nesta altura, mas o francês não deixou de ter uma primeira metade de época muito forte. Depois de um início difícil, nomeadamente no Qatar, na Argentina e nos Estados Unidos, Quartararo tem sido praticamente implacável desde aí, apesar de ter uma moto que tem aparentemente mais fraquezas do que Ducati e Aprilia. Para além disso, nenhum outro piloto da Yamaha conseguiu um top-5, quanto mais um pódio, pole position ou vitória. Cometeu um erro em Assen que reanimou o campeonato, mas, se mantiver a consistência das primeiras 11 provas, tem boas hipóteses de revalidar o título.

Enea Bastianini entra no segundo lugar deste ranking. Já tinha sido um rookie impressionante em 2021, mas elevou o seu jogo este ano. Já ganhou tantas corridas como Quartararo e Bagnaia, e, embora as quedas o tenham prejudicado, não deixa de ser um dos melhores pilotos da época. Numa GP21 que parece ter menos performance do que a GP22, Bastianini é uma hipótese para se juntar a Bagnaia na equipa de fábrica no próximo ano.

Por fim, Aleix Espargaró lidera esta lista. O espanhol vinha para esta época com uma grande oportunidade de vencer corridas com uma moto bastante evoluída da Aprilia, algo que fez rapidamente na Argentina. Espargaró tem mais top-5 do que qualquer outro piloto e cinco pilotos, incluindo a corrida em Termas de Río Hondo onde bateu Jorge Martín. E as melhores performances em Grandes Prémios também lhe pertencem provavelmente a ele, com destaque para a de Assen, em que operou uma grande recuperação após ser atingido por Quartararo. Resta saber se consegue lutar com o francês pelo título até ao fim.

4.5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x