MotoGP, 2020: As 10 melhores vitórias da última década

Por a 3 Janeiro 2021 15:00

Revemos aqui algumas das vitórias emblemáticas que marcaram de algum modo a sua época nos últimos 10 anos de Moto GP

Inteligência, perserverança e a maturidade de atacar no momento certo marcaram a vitória de Miguel Oliveira na Estíria

10- Viñales em Silverstone, 2011

A Suzuki não vencia um Grande Prémio desde Chris Vermeulen em 2007 em Assen. Assim, o triunfo de Viñales não só marcou, portanto, o regresso da Suzuki à ribalta mas a vitória de estreia do espanhol em MotoGP.

9 – A primeira vitória de Marc Márquez

Ao dominar no Grande Prémio dos EUA no Texas em 2013, Marc Márquez tornou-se no mais jovem piloto de sempre a vencer um Grande Prémio aos 20 anos e 266 dias. Rossi foi o primeiro a cumprimenta-lo nessa ocasião marcante.

8 – Cal Crutchlow, Brno, 2016

Quando Cal Crutchlow venceu o Grande Prémio da República Checa em 2016 quebrou um intervalo de 35 anos em grande desde a última vez que um britânico tinha ganho um Grande Prémio na classe rainha, que tinha sido Barry Sheene na Suécia em 1981.

7- Jorge Lorenzo, Mugello, 2018

O tempo de Lorenzo na Ducati foi algo conturbado, com uma série de quedas e a incapacidade do Maiorquino, um piloto de suavidade e precisão, de se habituar à brutal Desmosedici . Assim, foi uma dupla vitória moral quando o piloto ganhou para a marca na corrida de casa, batendo todos a caminho da meta em 2018.

6 – Marc Márquez, Tailândia, 2019

Quando Márquez ganhou um título mundial pela oitava vez, em 2019 em Buriram, foi uma corrida emotiva, que terminou com a vitória e antecipou mais um título para Marc Márquez, que o espanhol celebrou afundando a oitava bola numa mesa de Snooker colocada na meta para celebrar a ocasião em estilo.

5 –Valentino Rossi, Assen 2017

Ao voltar a vencer em Assen, Rossi colocou-se de novo no topo de uma prova de Grande Prémio depois de um longo intervalo. Assen 2017 foi uma corrida emotiva até à última curva, quando Rossi mergulhou por dentro de Márquez na chicane Jaap Timmer para vencer, colocando-se no degrau mais alto do pódio de novo, e pela última vez desde então.

4 – Brad Binder, Brno, 2020

Quando Binder venceu em Brno este ano, marcou 3 factos memoráveis: Um, venceu como rookie, muito pouco habitual na classe rainha. Dois, fê-lo no que foi apenas a sua terceira corrida em MotoGP, e segunda que acabou. E três, estreou  a KTM como vencedora. Foram três feitos incríveis de Binder em 2020 e uma marca na carreira do piloto que ele nunca esquecerá.

3 – Danilo Petrucci Mugello 2019

Uma batalha a três para o pódio entre Márquez, Dovizioso e Petrucci viu alguns momentos de tensão incríveis, ultrapassagens à corda e o veredicto final a ir para o piloto menos credenciado. Foi uma manobra decisiva de Petrucci, ao passar pelo meio dos outros dois no momento decisivo, que fez uma das vitórias mais bonitas de Ducati e a estreia de Danilo no degrau mais alto do pódio.

2 – Jack Miller, Assen, 2006

Se vencer com uma moto satélite é obra, por ser quase inédito, isso só dá ainda mais mérito à vitória do australiano Jack Miller na Holanda em 2006, quando levou a Honda da Marc VDS ao degrau mais alto do pódio, celebrando em típico estilo exuberante juntar-se ao rol de vencedores em MotoGP.

1- Miguel Oliveira, Estíria, 2020

Inteligência, perserverança e a maturidade de atacar no momento certo e da forma certa, marcaram a vitória de Miguel Oliveira na Estíria.

A sua primeira vitória em MotoGP foi conseguida com uma ultrapassagem incrível na última curva a Miller e Espargaró, marcando também uma das raras vezes em que um piloto ganhou vindo da terceira posição.

A vitória granjeou-lhe um novíssimo BMW M6, que era o prémio dado pelo patrocinador do evento, e colocou o Miguel Oliveira na história da MotoGP!

3 1 vote
Article Rating
1 Comentário
antigo
recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
alessandrohansenvargas
alessandrohansenvargas
1 mês atrás

Não ousarei acrescer mais 10, mas acrescento mais 5 que ficaram gravadas:
1 – Casey Stoner GP de Barcelona 2007 (Uma das melhores corridas da história!);
2 – Valentino Rossi – GP da Inglaterra 2000 (1º Triunfo);
3 – Valentino Rossi GP de Laguna Seca 2008 (do “passeio na terra”);
4 – Miguel Oliveira GP de Portugal 2020 (Uma das mais dominantes da história… a bordo de uma equipa satélite??!!! Difícil de igualar no futuro!);
5 – Troy Bayliss GP de Valência 2006 (A prova máxima do valor dos pilotos da SBK!).
Cada um têm as suas preferências, mas como disse, ouso não “subtrair”, mas acrescer essas acima….
Obrigado!

Ensaios
últimas Autosport
últimas Motosport
Motomais
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x