SSP300, 2021, Portimão: A época vencedora de Huertas

Por a 2 Outubro 2021 14:23

Huertas assegurou o título de 2021 das SSP300 com um desempenho estelar na Ronda Portuguesa, vencendo com uma corrida de reserva

Um quinto campeão diferente no Campeonato do Mundo Supersport 300 foi coroado no quinto ano do Campeonato com Adrian Huertas (Kawasaki MTM) a assegurar o seu primeiro título Mundial e o segundo seguido para os pilotos da Kawasaki MTM, levando o título do companheiro de equipa Jeffrey Buis.

Huertas juntou-se à grelha das SSP300 em 2020 e garantiu um melhor resultado de sexto lugar na Corrida 2 de Magny-Cours, afetada pela chuva, mas a mudança para a Kawasaki MTM da ProGP Racing foi um passo em frente para o piloto espanhol ao garantir sete pódios em 15 corridas, incluindo cinco vitórias.

O seu número de vitórias numa temporada ultrapassou o do seu companheiro de equipa no ano passado e tornou-se um recorde nas SSP300, um Campeonato imprevisível onde uma sequência vencedora é muitas vezes difícil de manter.

Huertas resistiu ao desafio de Tom Booth-Amos (Kawasaki SKM) ao longo de 2021 com a dupla a partilhar frequentemente o pódio em conjunto, enquanto o companheiro de equipa Buis também montou um ataque tardio ao título.

Em ambas as corridas em MotorLand Aragón, Misano 1 e em ambas as corridas de Magny-Cours, a dupla iria ao pódio juntos para manter o combate pelo título o mais próximo possível, embora Booth-Amos cometesse alguns erros de última volta em Misano e Assen, custando-lhe pontos valiosos: especialmente em Misano, onde caiu na última curva na última volta da liderança da corrida ganha por Ana Carrasco.

Huertas iniciou o seu desafio com três pódios, incluindo duas vitórias, nas três primeiras corridas da campanha em Aragón e na Corrida 1 no Circuito Mundial de Misano Marco Simoncelli, embora o seu décimo lugar tenha prolongado a sua vantagem sobre Booth-Amos quando o britânico caiu da liderança da Corrida 2.

Um regresso ao pódio aguardava Huertas na corrida seguinte em Assen na Corrida 1, antes de se seguirem três corridas sem pódios: Corrida 2 em Assen e ambas no Autodrom Most.

Assen foi também o local da ronda de casa de Buis e ele iniciou o seu desafio ao título aqui com um pódio na Corrida 1 e quarto na Corrida 2, Booth-Amos ficou no pódio na Corrida 2 e fechou a diferença no Campeonato, mas foi Huertas que prevaleceu quando as SSP300 se dirigiram a França, com o espanhol a conquistar duas vitórias, com Booth-Amos em segundo, para alargar a liderança.

Huertas aumentou ainda mais a sua liderança do Campeonato sobre Booth-Amos na Catalunha, apesar de ter terminado em sétimo na Corrida 1 e quarto na Corrida 2, ganhando 22 pontos a Booth-Amos, quando o britânico caiu da Corrida 1 e foi declarado inapto para a Corrida 2.

Buis, no entanto, conseguiu ganhar terreno com os seus resultados, embora ainda 65 pontos atrás do seu companheiro de equipa, com 100 disponíveis ao longo das duas últimas rondas da época.

Com Booth-Amos declarado inapto para disputar o Circuito de Jerez – Angel Nieto, Huertas enfrentou o fim-de-semana com a sua primeira oportunidade de conquistar o seu primeiro título SSP300.

Não conseguiu tirar partido disso no sábado, terminando em sétimo lugar numa prova interrompida após o trágico acidente que custou a vida ao compatriota Dean Berta Viñales.

No domingo, um dia emotivo devido às circunstâncias que rodearam a competição, Huertas teve a sua segunda oportunidade de reclamar o título de 2021. Apenas Buis poderia impedi-lo de ser coroado em Jerez, mas uma desistência para Huertas na Corrida 2  garantiu que a batalha pelo título continuaria até à ronda final da campanha em Portimão.

Depois de garantir a pole position no Autódromo Internacional do Algarve, Huertas prosseguiu para terminar em terceiro lugar na Corrida 1 e para se tornar o Campeão Mundial Supersport 300 de 2021, um dia emocionante para Huertas que ele nunca esquecerá.

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Destaque Homepage
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x