Um conjunto de mais de 40 equipas, uma pista de corrida espetacular e os pilotos de endurance mais rápidos do mundo. A segunda etapa do EWC 2025 acontece neste fim de semana em Spa-Francorchamps.
O Campeonato do Mundo de Resistência regressa à ação na sexta-feira e no sábado, em Spa-Francorchamps. Após a eletrizante abertura da temporada do EWC em Le Mans , no fim de semana de Páscoa, os concorrentes viajaram para a Bélgica esta semana para a segunda etapa de 2025. A corrida de oito horas em Spa contará com um forte grupo de competidores para a alegria dos fãs.
Um total de 44 equipas competirão no sábado, às 12h30 locais, na espetacular pista de corrida das Ardenas. O grupo é dividido em 16 equipas EWC, 23 equipas Superstock e seis equipas de Produção. A categoria Produção foi introduzida no Mundial de Endurance deste ano para tornar a participação das equipas na série ainda mais fácil e acessível.
A Yamaha Austria Racing Team (YART) chega à Bélgica como favorita e líder do campeonato mundial na pista de 6,985 km, uma montanha-russa. Marvin Fritz, Karel Hanika e Jason O’Halloran venceram em Spa nos últimos dois anos e triunfaram nas 24 Horas de Le Mans desta temporada. O recorde da volta no Circuito Spa-Francorchamps também pertence a um piloto da Yamaha: Marvin Fritz, com o YART 2024 R1, estabeleceu um tempo de classificação de 2:18.551 min.
Além da Yamaha, a BMW também contará com a Yoshimura SERT Motul (Suzuki), a FCC TSR Honda e a Kawasaki Webike Trickstar, com suas tradicionais e fortes equipas. Spa é um destaque especial para a equipa de fábrica da BMW de Werner Daemen (Reiterberger, Guintoli, Odendaal), já que a sede da equipe fica a poucos quilómetros do circuito. A Elf Marc VDS/KM99, outra equipa belga, está entre o extenso grupo de favoritos. A equipa Yamaha de Mario Küpper almeja mais um pódio após o Bol d’Or de 2024.
O clima também desempenha um papel importante na espetacular pista de corrida no leste da Bélgica. De acordo com a previsão, há uma probabilidade altíssima de 90% de chuva para a sessão de treinos de sexta-feira. Chuva leve ao longo do dia provavelmente dificultará a vida dos participantes na pista de alta velocidade – com rajadas de vento para agravar a situação. O vento também deve persistir no sábado, mas o tempo deve ser seco, com temperaturas amenas de 15 graus.
















