Dakar 2019, 9ª Etapa: Vitória disputa-se ao segundo

Por a 16 Janeiro 2019 14:13

A nona etapa do Dakar 2019, para além de ser a penúltima do rali, é talvez a decisiva para a classificação geral das motos.

Hoje, pela segunda vez nesta edição 2019 os concorrentes partiram em grupos de 10, lado a lado, tipo motocross. Entre os dez pilotos do 1º grupo, encontravam-se todos os pretendentes à vitória e assim a disputa é directa e justa, pois todos partiram ao mesmo tempo, sem rastos para seguir o que impede a algum deles de se destacar.

Importante relembrar que à partida para a nona etapa, a classificação era a seguinte:

1º T. Price – KTM

2º P. Quintanilla – Husqvarna  + 1m03s

3º M. Walkner – KTM +6m35s

4º Van Beveren – Yamaha +9m54s

Estes 4 primeiros são os únicos com possibilidade de lutar pela vitória e tendo partido juntos para a estrada, não se largaram até agora, seguindo todos separados por apenas 5 segundos. Inédito!

E assim vai continuar até ao final, a menos que alguém caia ou sofra um problema mecânico, pois eles não se vão largar.

Neste momento a vantagem está em Toby Price que comanda o grupo na estrada, mas como tem 1m de vantagem na geral, esta situação serve-lhe perfeitamente. Pablo Quintanilla  é que precisa de atacar, mas se o fizer será seguido por Price, e será um esforço sem retorno, aumentando o risco de queda.

Assim sendo prevê- se que o grupo continue a rodar junto, sem diferenças significativas no final, o que deixará a decisão para a ultima etapa, onde apesar de ter uma distância menor, as partidas serão novamente isoladas e ganhará o que partir mais atrasado. Essa é que vai ser a grande questão, conseguir chegar junto aos rivais mas dobrar a linha de chegada atrás deles, para garantir uma posição de partida mais vantajosa na última etapa amanhã.

Vamos aguardar o desfecho desta nona etapa, pois Dakar é Dakar e tudo pode acontecer ao dobrar da próxima duna.

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas TT
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png