A Triumph faz história ao voltar a competir na BAJA 1000 com a nova Scrambler 1200 XE

Por a 25 Outubro 2018 19:10

Simultaneamente com o lançamento das duas novas Scramblers 1200, a versão XC e a versão XE, A Triumph anunciou que irá competir na próxima prova da Baja 1000 com uma Scrambler 1200XE de origem pilotada pelo experiente piloto Ernie Vigil.

A BAJA 1000 nasceu nos anos 60 e desde então não tem parado de evoluir e colocar à prova centenas de pilotos todos os anos nas areias do deserto da Califórnia e do México. Na prova alinham todo o tipo de veiculos desde carros, pick uo’s, jeeps, protótipos, ATV’s, Quads e obviamente motos também. A Baja 1000 é uma das provas que contam para o Campeonato do Mundo de Provas no Deserto sendo que no passado já atraíu celebridades como Steve McQueen, Paul Newman e James Garner.

Triumph Scrambler 1200 EX preparada para a Baja 1000

Para a participação na prova a Triumph decidiu inscrever uma das suas Scramblers, a versão XE, a mais preparada para offroad e que irá alinhar quase praticamente de origem. Ernie Vigil, conhecido piloto de Stunts, foi o profissional contratado para colocar à prova a nova Scrambler 1200 numa prova muito exigente mas que irá fazer reviver um passado já distante em que as Triumphs Scramblers eram as motos preferidas ás pesada americanas para competir no deserto.

Triumph Scrambler 1200 EX preparada para a Baja 1000

Nos anos sessenta eram as Bonneville T120TT, as 120c e as TR6c, que eram transformadas e despidas de tudo o que fosse supérfluo para tornar a moto o mais leve possível. Foram estas as motos que iniciaram o conceito “scrambler”, as verdadeiras “desert sled” que pelas mãos de grandes aficionados como Steve McQueen fizeram história e criaram na altura uma enorme visibilidade e protagonismo. A nova Scrambler 1200 tem detrás de si um enorme passado histórico cheio de referências com as quais se quer agora identificar e recuperar.

A versão Scrambler EX é amais preparada para enfrentar este desafio, aquela que de origem jkunta os melhores componentes offroad, com suspensões Showa invertidas de 250mm de curso e amortecedor traseiro da Ohlins com 250mm de curso também.

Na preparação da moto original para enfrentar a dura prova da BAJA 1000 foram introduzidas pequenas adaptações e alguns extras para fazer face às areias do deserto:

.   Barras de proteção do motor

.   Uma proteção inferior de carter de maior dimensão

.   Foram eliminados os piscas anteriores e posteriores

.   Foram eliminadas as pegas do pendura

.   Foi montado um escape de competição da Arrow

.   E colocada iluminação específica para a competição.

Ernie Vigil é um piloto veterano que já participou muitas vezes na BAJA 1000 inclusivamente aos comandos de uma Triumph Tiger 800 e que desta vez se mostrou muito entusiasmado pelo facto da Triumph lhe ter concedido o privilégio de ser o primeiro a testar a nova Scrambler numa grande competição. A BAJA 1000 celebra-se no deserto da Califórnia/México nos próximos dias 14/18 de Novembro.

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas Sem categoria
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png