CN Motocross, Lustosa, Antevisão: Quem são os principais candidatos à vitória?

Por a 19 Março 2022 16:00

Situado no concelho de Lousada, o complexo Voltas e Rodas em Lustosa recebe este domingo a jornada de abertura do campeonato nacional de Motocross.

Depois de dois anos marcados por algumas ausências na grelha de partida, um total de 84 pilotos estão inscritos para a prova nortenha.

MX1

Na cilindrada superior do Motocross português, Luís Outeiro vai fazer a sua estreia em Lustosa, ele que em 2021 foi campeão nacional de MX2 e MX Elite. Aos comandos de uma Yamaha do Team MotosVR, o jovem de Alqueidão parte determinado em ser o mais jovem campeão de sempre na classe MX1.

Mas Sandro Peixe e Paulo Alberto estarão lá para contrariar Outeiro.

Peixe foi campeão de MX1 e Elite em 2019 e 2020 mas não conseguiu reunir condições para alinhar em 2021. Agora com uma KTM da equipa LF Sport, o ribatejano quer recuperar os títulos que já foram seus.

Por outro lado, Paulo Alberto mantém o seu foco no campeonato do Brasil e vai competir em Lustosa como forma de preparação para uma temporada que se inicia a 10 de Abril. O leiriense vai certamente tirar partido da sua experiência face a Outeiro e Peixe para tentar vencer este fim-de-semana.

Renato Silva é um forte candidato ao pódio, sendo que os espanhóis Joel Antón e Jose Feijoo e Pedro Costa (vice-campeão de MX1 no ano passado), também poderão lutar por um lugar no Top 5.

MX2

A categoria MX2 será a mais concorrida de todas já que o número de inscritos ascende aos 28 pilotos.Com a subida de Luís Outeiro à classe MX1, está praticamente tudo em aberto quanto a favoritos.

Rúben Ferreira liderou mais de metade do campeonato na época passada até que uma grave lesão no joelho o levou a uma intervenção cirúrgica. Apesar de ainda só ter três semanas de treino de moto, há que contar com o jovem que este ano se apresenta aos comandos de uma GasGas.

Campeão nacional de MX1 em 2021, André Sérgio regressa à cilindrada de MX2. Infelizmente, o piloto da Yamaha não se vai apresentar nas melhores condições físicas devido a uma queimadura de 2.º grau sofrida num braço há pouco mais de uma semana. O ribatejano tudo fará para superar as dores e tentar vencer.

Luís Oliveira vem do Enduro para fazer uma “perninha” no Motocross, modalidade em que iniciou a sua carreira. Sempre muito rápido, o piloto da Yamaha tem todas as condições para discutir um lugar no pódio.

Henrique BenevidesPedro Rino e Abel Carreiro alcançaram pódios em 2021 e vão tentar repetir a “façanha” em Lustosa. No entanto, terão a forte oposição de jovens como Afonso Gomes (campeão nacional Júnior na época passada), Francisco Salgueiro Jr., Alex AlmeidaMartim PalmaRúben Ribeiro e Andreas Carriço.

MX125 Júnior

A categoria Júnior volta este ano a ser reformulada. Ao contrário de 2021 em que podiam participar pilotos com motos até 250cc, em 2022 serão apenas admitidas as 125cc 2T e os pilotos participarão na manga da classe MX2 com uma classificação separada.

Campeão desta categoria em 2020, Fábio Costa parte como favorito até porque, apesar de ter visto fugir a coroa, foi ele que mais provas venceu na temporada passada.

Apesar disso, Sandro Lobo promete dificultar a vida ao piloto da GasGas. No seu segundo ano com a Yamaha, o jovem de Alverca também quer o título e, por isso, anuncia-se uma luta quente entre estes dois.

Se há piloto que já demonstrou conseguir ombrear com Fábio Costa e Sandro Lobo, esse piloto é Martim Espinho. Aos comandos de uma Husqvarna, o ribatejano integra o lote de favoritos.

Salvador SampaioTomás Alves e Rodrigo Santos poderão discutir entre si um lugar no Top 5.

Infelizmente, Martim Maria e Guilherme Esteves lesionaram-se e não vão poder estrear-se nesta categoria, eles que foram dos principais intervenientes na categoria MX85 em 2021.

MX Veteranos

A classe de Veteranos é outra das novidades para este ano. A competir na manga de MX1 com classificação distinta, os pilotos com mais de 36 anos de idade vão degladiar-se por este título.

Hugo Santos parte como natural favorito. “El Toro” tem um dos melhores palmarés de todos os tempos e tem-se mantido ativo graças à sua escola. Aliás, o piloto de Chaves podem muito nem “fazer mossa” na categoria MX1…

Luís Cardoso será outro dia favoritos. Afastado do Motocross há dez anos, apostou no Enduro em 2021 e sagrou-se vencedor da classe Verdes. Aos comandos de uma Beta, o “Likas” vai dar luta ao seu antigo companheiro de equipa, Hugo Santos.

Outro dos nomes a ter em conta será o de Paulo Felícia. Depois de uma paragem de sete anos, o piloto de Vila Real regressou ao Enduro em 2021 e aposta agora em voltar também às suas origens: o Motocross.

Ricardo Ayres será outro dos candidatos aos lugares cimeiros. O piloto da Yamaha é sempre um nome a ter em conta até porque tem sido um dos mais ativos “veteranos” nos últimos anos e os vários títulos regionais conquistados são disso prova.

MX85

Campeão em título, Tomás Santos é o claro favorito à renovação da coroa. O piloto da KTM vai apostar forte no Europeu de MX85 e, por isso, quererá aproveitar as provas do campeonato nacional da melhor forma para se preparar para esse desafio.

Gonçalo Cardoso evoluiu bastante em 2021, realizando várias provas internacionais, o que o coloca como o mais sério opositor ao domínio de Tomás Santos.

Dinis SousaGuilherme Leandro e Vasco Salgado mostraram na época passada estar em condições de lutar por lugares no pódio. A ter em atenção também a estreia do campeão nacional de MX65, Bernardo Pinto.

Infelizmente, em Lustosa não estará presente Rodrigo Barros. O piloto da Yamaha sofreu uma rotura de ligamentos num joelho na primeira prova de campeonato de Espanha e teve de ser submetido a uma intervenção cirúrgica.

MX50

Nos jovens com idades entre os 5 e os 9 anos de idade, estão inscritos seis pilotos numa classe que este ano inclui também a categoria MXE, ou seja, as motos elétricas.

Atendendo a que imensos pilotos deste escalão subiram de categoria, Edgar Salustiano é aquele que melhor classificado ficou em 2021, seguido de Gonçalo Costa.

Iker MartinezVicente CaeiroDuarte Machado e Edgar Póvoa serão os restantes pilotos em pista em Lustosa na categoria MX50.

:.

(Foto: Luís Duarte/FMP)

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x