AMA SX450 Daytona: Eli Tomac (Kawasaki) bate Cooper Webb o lider do campeonato

Por a 10 Março 2019 15:07

Texto: David Pacheco

Ronda 10 do Campeoanto Americano de Supercross levou os pilotos à pista de Daytona International Speedway. Numa pista exigente, onde existem pisos diferentes de terra e até uma secção de areia, Cooper Webb (KTM) pretendia defender a liderança do campeonato de SX450.

Na primeira manga de qualificação Eli Tomac, em Kawasaki, conseguiu o holeshot e consequentemente a vitória, mas sempre seguido de perto por Ken Roczen em Honda. O piloto da Honda não corria neste circuito desde 2016. Numa luta intensa pela quarta posição, Zach Osborne pressionava o veterano australiano, Chad Reed, mas Osborne acabaria por cair na secção de areia, ficando assim resolvida a questão do quarto lugar. Osborne não perdeu muito tempo e terminou em quinto.

Destaque para Shane Mcelrath, que compete pela Troy Lee Designs/Red Bull/ KTM no campeonato de SX250. O piloto da Carolina do Norte, face às ausências na equipa, alinhou com uma KTM 250 SX-F na ronda de SX450. Nesta primeira manga de qualificação, Shane ficou em oitavo, conseguindo assim entrar no Main Event da noite.

Na segunda ronda de qualificação, Marvin Musquin conseguiu o holeshot mas foi logo ao chão, levando consigo alguns pilotos, inclusive o seu colega de equipa e líder do campeonato Cooper Webb. Blake Bagget na outra KTM liderava a corrida, sempre perseguido pela Honda de Cole Seeley. Numa luta acesa, Bagget conseguiu a liderança e daí nunca mais saiu. Atrás, Cole Seeley, Joey Savagty e Cooper Webb batalhavam pela segunda posição. O líder do campeonato não vacilou e garantiu o 1-2 para a KTM. Joey Savagty, em Kawasaki, completou o pódio e Cole Seely em Honda ficou em quarto.

Na última chance de qualificação passaram os pilotos Mike Alessi, Kyle Chisholm, Chris Blose e Scott Champion.

Numa pista completamente degradada pelas corridas anteriores, os pilotos da classe SX450 deram espetáculo para o público que decidiu ir a Daytona. A KTM #4 de Blake Bagget foi quem conseguiu o holeshot, liderando assim a corrida. Mais atrás a confusão viu Ken Roczen, em Honda, ficar na areia juntamente com o seu coelga de equipa Cole Seely e a Husqvarna de Dean Wilson. Roczen caiu para 21º e passou a corrida inteira a recuperar, acabando em oitavo. Na frente Blake Baggett lutava com o seu colega da KTM, Marvin Musquin e a Kawasaki #3 de Eli Tomac. Numa grande aproximação, Tomac conseguiu ultrapassar Bagget e a 14 minutos do fim descolou para a vitória em Daytona. Mais atrás Bagget foi caindo, sendo ultrapassado pelo líder do campeonato Cooper Webb e por Marvin Musquin, que apesar de uma excursão fora da pista e de ter deixado a mota ir abaixo, terminou no pódio.

Aqui fica o resumo do evento principal em Daytona, Flórida

 

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motocross
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x