O piloto espanhol dominou o Grande Prémio de Aragão, alargando a sua liderança pelo título após um fim de semana perfeito – precisamente na pista onde conquistou a sua primeira vitória com a Ducati há um ano.
Marc Márquez liderou todas as sessões de pista em que pôde participar este fim de semana, pela primeira vez desde Sachsenring em 2015. Márquez terminou uma série de cinco vitórias diferentes nos últimos cinco GP, superando facilmente o seu irmão mais novo e rival mais próximo do título, Alex.
Enquanto o #93 da Lenovo Ducati esteve sempre no controlo, o piloto da Gresini, Alex Márquez, enfrentou a pressão da outra Ducati de fábrica, Francesco Bagnaia, além das KTM de Pedro Acosta e Brad Binder.
Acosta foi o único piloto a escolher o pneu dianteiro duro, com todos os outros a utilizarem pneus médios à frente e atrás. O piloto da KTM passou os primeiros momentos num duelo divertido com Bagnaia pelo terceiro lugar, com os problemas do italiano com a dianteira a parecerem reduzidos, uma vez que ripostava calmamente sempre que Acosta atacava. Mas ambos estavam a alcançar Alex Márquez, com Binder a completar um grupo fechado a meio da corrida. A situação tornou-se um ‘gangue’ de três pilotos quando Binder escorregou na Curva 3, com Fabio Quartararo, da Yamaha, a cair quando estava em décimo lugar, na Curva 1, pouco depois.
Alex Márquez manteve Bagnaia à distância para confirmar o seu primeiro segundo lugar num Grande Prémio desde a terceira etapa em COTA, com Bagnaia no pódio pela primeira vez desde Jerez. Acosta estabeleceu-se em quarto, enquanto o estreante Fermin Aldeguer e Franco Morbidelli, da VR46, lutaram arduamente pelo quinto lugar, inclusive batendo na carenagem na reta oposta – duas vezes! Joan Mir, da HRC, derrubado por Jack Miller na manhã de sábado, evitou problemas e conquistou o seu melhor resultado num Grande Prémio desde a Indonésia 2023 – um sétimo lugar.
Maverick Vinales estava logo atrás de Mir quando perdeu a frente da sua Tech3 KTM, dando ao vencedor de MotoGP em Silverstone, Marco Bezzecchi, mais um oitavo lugar, partindo da 20ª posição da grelha. Johann Zarco sofreu uma quea, completando um fim de semana dececionante para o piloto da LCR. Luca Marini, da HRC, esteve ausente este fim de semana, depois de ter sofrido múltiplas lesões durante um teste de Superbike em Suzuka, no Japão.
O estreante Ai Ogura também esteve ausente devido às lesões sofridas em Silverstone. Ambos os pilotos não foram substituídos. O piloto de testes da Yamaha, Augusto Fernandez, fez a sua quarta participação num Grande Prémio da temporada, terminando no 13º lugar. Atrás dele ficaram os dois pilotos da Prima Pramac Yamaha, Jack Miller e Miguel Oliveira, na 14ª e 15ª posições, repectivamente.