Alex Rins começou na 18ª posição e estava determinado a avançar. No entanto, Assen produz sempre corridas agitadas, e a corrida de 26 voltas não foi exceção. Embora uma disputa entre os pilotos à frente do piloto da Yamaha o tenha feito perder posições na primeira volta, outros incidentes envolvendo rivais também o fizeram subir para a 14ª posição.
O piloto espanhol tinha espaço livre à sua frente, o que lhe permitiu concentrar-se no seu ritmo de corrida. Estabelecendo as suas melhores voltas pessoais na fase intermédia, aproximou-se gradualmente de Miller e Zarco. A três voltas do final, já os tinha ultrapassado a ambos. Tentou ultrapassar Binder a seguir, mas acabou por perder uma posição mesmo antes da linha de chegada. O número 42 cruzou a linha de chegada em 13.º lugar, a 24,882 s do vencedor.
– A corrida foi difícil, porque não conseguimos fazer mais. Tive um grande momento na curva 5 ao tentar evitar Oliveira, que tocou noutro piloto. A partir daí, tentei recuperar posições, tentei recuperar a diferença e cheguei em 14.º ou 15.º lugar. Estava a lutar e a fazer algumas ultrapassagens. Mas, mesmo sem este incidente na primeira volta, a corrida teria sido difícil. Sabemos o que está a causar-nos problemas, por isso precisamos de trabalhar nisso. Da nossa parte, damos tudo em pista.
















