MotoGP: 3 razões para Aleix Espargarò ser favorito contra Quartararo

Por a 16 Agosto 2022 10:26

O rival que está a seguir o francês mais de perto, para já é o piloto da Aprilia que poderá ter vantagem em alguns pontos. Que trunfos tem então na manga o espanhol de 33 anos de Granollers?

Após 13 corridas em 2022, o primeiro rival de Fabio Quartararo pelo título é o espanhol. Aleix tem 22 pontos de atraso para o francês da Yamaha, quando ainda faltam oito corridas para o final da temporada. Ainda há muitos pontos em disputa, a situação pode ser revertida definitivamente ou permanecer assim, mas em alguns aspectos o piloto da Aprilia tem vantagem sobre o atual campeão que está a defender o título mundial de faca nos dentes.

Moto

Do ponto de vista técnico, Quartararo está a pagar pela baixa potência da sua Yamaha M1, em comparação com a muito equilibrada Aprilia RS-GP. O espanhol tem ao seu lado o motor mais rápido do fabricante de Noale, o que o favorece em pista, dando-lhe uma melhor gestão da corrida. Este é um aspecto relevante e que justifica a aparente serenidade do espanhol. Pelo contrário, o francês tem mais pressão sobre os seus ombros, o que resultou no seu único erro da temporada, em Assen.

Consistência

Aleix Espargarò tem também do seu lado a consistência, sendo o único piloto que terminou todas as corridas a marcar pontos. O espanhol, que até o ano passado não estava acostumado a estar no grupo da frente, erra muito pouco e conseguiu uma recuperanção incrível na Holanda, quando o próprio Quartararo o ‘atirou’ para a gravilha; Aleix consegue perfeitamente limitar os danos, quisquer que eles sejam. Vejamos a última corrida na Grã-Bretanha, quando ele cerrou os dentes com uma fratura no calcanhar e levou a sua Aprilia à nona posição, perdendo assim apenas um ponto para Quartararo.

Mas Aleix é humano, e por isso também erra, mesmo conduzindo uma moto com potencial para o tirar de situações de maior pressão. O espanhol errou na Catalunha quando interpretou mal as indicações de volta a volta, parando a RS-GP na linha de meta a 1 volta do fim, pensando que tinha concluido a corrida! Contúdo, este foi o único erro do experiente Aleix.

Viñales

A afinação certa na moto é muito importante, quase fundamental, para dar serenidade ao piloto e Aleix Espargarò está a par disso. Ao longo dos anos, o espanhol acreditou no projeto, deu muita ajuda ao fabricante veneziano no desenvolvimento da moto e é mimado pela Aprilia que atingiu um excelente nível na pista. O seu companheiro de equipa Maverick Vinales pode ser uma arma extra nas corridas que se avizinham. O seu compatriota se conseguir manter a atual competitividade pode roubar pontos preciosos no campeonato ao francês da Yamaha, e também com seus os dados na moto, ajudar o próprio Aleix.. Isso é algo que Quartararo não pode esperar de Franco Morbidelli, nem de Andrea Dovizioso ou Darryn Binder, dada a diferença entre os seus resultados e os dos outros pilotos que pilotam a M1.

Por fim, é preciso admitir que Aleix Espargarò não tem nada a perder , ao contrário do atual campeão em quem as expectativas são muito maiores. Uma pressão extra para Quartararo, que terá de gerir melhor se quiser bisar o título no MotoGP. Depois de um primeiro erro, o francês começa a ficar com uma margem muito reduzida para mais erros.

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x