MotoGP, 2021, TL2 – Bagnaia primeiro, Oliveira 9º depois de estar no topo!

Por a 16 Abril 2021 15:06

Bagnaia foi o mais veloz na segunda sessão de Treinos Livres. Marc Marquez foi sexto e Miguel Oliveira depois de ser líder provisório na entrada dos últimos minutos acabou em nono. Tudo está por definir, mas apostar em resultados é o mesmo que jogar na lotaria!

Alex Marquez, Oliveira e Bagnaia começaram por ser os mais rápidos , mas foi Joan Mir que rapidamente passou para frente na tabela de tempos. Jack Miller e Valentino Rossi também davam um ar da sua graça, a colocar-se a décimas do piloto do irmão de Marc Marquez… mas ainda se rodava lento na ‘montanha russa’ algarvia.

Com menos de 10 minutos de sessão, seria a vez de Quartararo passar a líder, Miguel Oliveira estava muito perto, em segundo, mostrando que a KTM RC16 estava melhor e mais estável.   

Rins e Mir com as duas Suzuki de fábrica superavam o português, mas Oliveira também baixara o ritmo, e ainda haveria de ir à box para os últimos ajustes na moto. Marc Marquez também começava a voar baixinho e a dar espetáculo com a Honda #93 a cada passagem pela incrível lomba a seguir à Curva 8 – onde se tiram as melhores fotos da corrida. Takagami caia sem consequências mas o acerto da LCR Honda revelava-se complicado, Bagnaia tinha o melhor tempo na frente de Mir, Quartararo, Rins e Oliveira. 

À entrada para os últimos 30 minutos quase todos os pilotos recolhiam às boxes para novos acerto na moto, montar pneus novos e confirmar as suas escolhas em termos de compostos, numa altura em que Marc Marquez jã demonstrara que um soft à frente e um médio atrás pode ser… a solução!

O experiente Johann Zarco (Ducati) e Morbidelli (Yamaha) que foi segundo em 2020 em Portugal, ocupavam respetivamente o 7º e 8º lugares. Fazer previsões a meia da sessão, era algo impossível, com tantos candidatos e melhorias nas máquinas da primeira para a segunda sessão de livres.

A 20 minutos do final da sessão, mesmo sem desafiar o cronómetro mas a ensaiar diferentes trajetórias, o ‘alien’ Marc Marquez continuava a dar espetáculo em cada curva, travagem ou declive do AIA de Portimão. Miguel Oliveira fazia uma volta veloz, subia a terceiro e reentrava na box.

A 6 minutos do final Oliveira está numa volta impressionante, coloca faz em todos os sectors do circuito e sobre a primeiro: 1’40″703 é a referência do nosso piloto, e também o alvo a abater pelos rivais! Este tempo, provisoriamente, dá-lhe a passagem direta ao Q2, muito bom! Com a poderosa Ducati Lenovo, Bagnaia baixa o melhor tempo para 1’39″866.

Marc Marquez, apenas 14º, vem furioso numa volta lançada, na box da Repsol honda puxam pelo piloto de Cervera que acaba por recuperar o 6º tempo quando é mostrada a bandeira quadriculada.

4.5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
1 Comentário
antigo
recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Campos
Campos
3 anos atrás

Parece que este ano não vamos ter alegria de ver o Miguel no lugar mais alto do pódio. Parece que moto este ano ainda não permite ao Miguel aspirar a grandes lutas na frente do pelotão.
Grande regresso para Marc Márquez, a mostrar quem sabe nunca esquece, e a deixar o Pol distante na primeira vez que se senta na moto e provar que Honda e Marc Márquez é o casamento perfeito.

1
0
Would love your thoughts, please comment.x