MotoGP, 2021, Áustria: Mensagens eletrónicas atualizadas

Por a 12 Agosto 2021 15:30

O Diretor de Corrida Mike Webb explica duas adições ao painel de instrumentos atualizadas antes do Grande Prémio Bitci da Áustria

O sinal de aviso diz ao piloto ‘vimos o que estás a fazer, e se continuar, pode haver uma penalização.”

Duas novas opções de mensagens no painel de instrumentos irão estrear-se no Campeonato Mundial de MotoGP durante o próximo Grande Prémio Bitci Motorrad von Österreich, para usar, só desta vez, o nome completo do GP da Áustria.

As mensagens do painel de instrumentos são uma ferramenta disponível à Direcção da Prova para facilitar a comunicação direta com os pilotos quando estes estão na pista, e uma série de mensagens também podem ser enviadas e geridas pelas equipas.

Este fim-de-semana, duas novas opções de mensagens ficarão disponíveis.

A primeira é uma mensagem que comunica um problema com o equipamento do piloto – fato, botas, luvas, capacete – introduzida pela Direção de Prova. A segunda é um pedido do Colégio de Comissários da FIM na MotoGP para introduzir um aviso relativo ao comportamento do piloto.

O Diretor de Corrida Mike Webb explica as duas novas mensagens:

“Há muitos anos que temos mensagens no painel de instrumentos, onde a Direção de Prova pode enviar mensagens aos pilotos; sinais de bandeira e informações sobre penalidades, coisas do género. De vez em quando, há mais sinais, mas algumas coisas surgiram recentemente, uma delas foi no GP da Catalunha, onde tivemos algo que nunca tinha acontecido antes, onde o equipamento de um piloto, o fato, não estava a funcionar corretamente e precisávamos de dizer ao piloto para o compor.

E não há realmente um sinal apropriado, temos sinais sobre uma falha mecânica na moto, sinais sobre desqualificações e coisas do género, mas decidimos depois deste incidente que precisávamos de um sinal específico sobre o equipamento do piloto porque é diferente de uma falha mecânica, onde se uma moto está a verter óleo ou água ou algo do género, é importante que saia imediatamente da pista”.

“No caso de um problema ou fecho avariado no equipamento do piloto, ou algo que não é imediatamente um problema mas que precisa de ser reparado, é uma situação diferente. Assim, temos um novo sinal no painel de instrumentos, mostra ‘equipamento’ no painel de instrumentos e o significado foi explicado aos pilotos e equipas: há um problema com o seu equipamento e é-lhe pedido que o conserte imediatamente. Se isso significa entrar nas boxes para o consertar, OK, se o conseguir arranjar sozinho na pista, também está bem. O que nós exigimos é que o conserte imediatamente, e para isso há uma nova mensagem sobre o equipamento do piloto”.

“A outra atualização é um pedido dos Comissários de MotoGP da FIM sobre o comportamento dos pilotos. Há alturas em que um piloto pode fazer algo de que não gostamos, mas é marginal e pode ter sido um juízo errado ou um erro. No entanto, se ele repetir esse comportamento e provar que não foi nem um nem outro, incorrerá numa penalização. Assim, os comissários querem um sinal de aviso para dizer “hei, não façam isso. Estamos a ver e se o fizeres novamente, haverá uma penalização”.

Por isso, há um novo visual no painel de instrumentos chamado ‘aviso’ e é especificamente sobre o comportamento do piloto. O sinal de aviso diz ao piloto ‘vimos o que estás a fazer, e não gostámos’. Presta atenção pois se continuar, pode haver uma penalização’. Estas são as duas novas mensagens para melhorar a comunicação entre a Direção da Prova e os pilotos”.

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Autosport
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x