Grandes rivalidades: Kenny Roberts vs Freddie Spencer

Por a 29 Dezembro 2015 10:38

Depois de Barry Sheene, ‘King Kenny’ Roberts teria um outro adversário de peso no Mundial de 500cc: Freddie Spencer. ‘Fast Freddie’ era um talento precoce do motociclismo: depois de mentir sobre a sua idade para poder correr (“Era suposto termos 16 anos. Eu tive 16 anos durante três anos seguidos”, brincou), venceu o campeonato norte-americano de 250cc na frente de Eddie Lawson e aos 18 anos bateu os campeões de 500cc Barry Sheene e Kenny Roberts no Desafio Transatlântico, antes de ganhar o seu primeiro GP aos 20 anos.

Por outro lado, em 1983 Roberts já era o ‘Rei’ após três títulos com a Yamaha e anunciando que essa seria a sua última época no Mundial mas longe de pensar noutra coisa que não fosse numa saída em grande. Só que ‘Fast Freddie’ começou o ano muito forte, com a ágil Honda NS500 de três cilindros, vencendo cinco das sete primeiras corridas.

Consistente como sempre, Roberts recuperou e venceu três GP seguidos colocando pressão sobre o seu jovem compatriota. O pico da emoção aconteceu no célebre GP da Suécia de 1983, na pista de Anderstorp. Roberts e Spencer trocaram de posições durante toda a corrida mas o piloto da Yamaha parecia ter a vitória assegurada… até à última curva. Numa manobra desesperada, Spencer mergulhou a sua Honda no interior da curva mas não tinha espaço suficiente para travar e saiu para a gravilha obrigando Roberts a fazer o mesmo. Spencer foi mais rápido a regressar ao asfalto e acabou por ganhar a corrida, com Roberts em segundo e a perder o Mundial no final do ano por… dois pontos.

0 0 vote
Article Rating
3 Comentários
antigo
recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
João Paulo
João Paulo
4 anos atrás

Se não estou em erro, a foto diz respeito a Spencer e Lawson. Não tinham nenhuma mais adequada ao artigo? Ou seja em que estivessem Spencer e Roberts?

Jarno Saarinen
Jarno Saarinen
4 anos atrás

Suponho que o Roberts seja o dono da moto do Lawson…

Jarno Saarinen
Jarno Saarinen
4 anos atrás

Obrigado pela foto correta.

Ensaios
últimas Moto GP
últimas Motosport
Motomais
3
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x