FIM apela ao fair play em Valência

Por a 5 Novembro 2015 17:25

Teve hoje lugar, no Circuito Ricardo Tormo, a reunião entre os pilotos, chefes de equipa e o Gabinete Permanente da Federação Internacional de Motociclismo, que é composto pelo presidente, Vito Ippolito e o diretor geral da Dorna, Carmelo Ezpeleta.

A principal ideia a destacar da reunião foi a garantia dada por estão órgão de que na próxima temporada serão efetuadas algumas alterações por forma a evitar uma situação semelhante a que aconteceu entre Valentino Rossi e Marc Márquez no Grande Prémio da Malásia, em Sepang. Aqui fica na íntegra o comunicado, assinado por Vito Ippolito, que foi divulgado após este encontro:
Acima de tudo, o desporto tem de prevalecer. Este domingo temos a última corrida do ano e é o desporto que tem de vencer.

Temos orgulho na magnificência das corridas que nos proporcionaram este ano. Elas continuam a despertar interesse no nosso campeonato por todo o mundo. Também vos queremos agradecer por isso.

Ao longo dos últimos dias houve, infelizmente, alguma controvérsia que ultrapassou os limites de uma paixão salutar e, por vezes, a lógica em si. Têm milhões de seguidores em todo o mundo. Eles vêem e admiram os vossos feitos em pista. E eles também ouvem com atenção as vossas palavras. As vossas ações e palavras podem ter consequências que não se coadunam com os nobres valores do nosso desporto.

Em nome do Gabinete Permanente, da FIM e do promotor, a Dorna, gostaria de recordar que somos a única organização desportiva em todo o mundo que faz os seus regulamentos para um dos seus principais campeonatos em concordância com todas as partes. É esse o papel da Comissão de Grandes Prémios, onde a FIM, Dorna, MSMA e IRTA estão todas representadas. Sabemos que as regras podem ser sempre melhoradas e, dito isto, reitero que todas as alterações serão feitas com o aval de todos os envolvidos. Além da Comissão de Grandes Prémios, também criámos a Comissão de Segurança, na qual os pilotos são consultados com regularidade sobre questões de segurança. Também aqui somos pioneiros no mundo do desporto motorizado.

Uma vez mais, queremos que tenham consciência que queremos dar continuidade à nossa política de portas abertas para ouvirmos as vossas opiniões e permitirmos a vossa contribuição para que este grande campeonato seja ainda melhor. Gostaríamos de enfatizar que, para o próximo ano, serão efectuadas algumas alterações para impedir que isto se volte a repetir.
Também gostaríamos de recordar os valores do nosso desporto: fair play, desportivismo e cortesia. Os nossos oficiais estarão vigilantes na observação do fair play e comportamento desportivo de todos e cada um de vós e serão muito duros com qualquer infração das nossas regras desportivas.

Não nos podemos esquecer que organizamos e praticamos um desporto a nível profissional, não apenas porque é entretenimento e extraordinário, mas para exibir os valores em que acreditamos. A próxima corrida será transmitida em direto e acompanhada por um grande número de espetadores. Assim, temos pela frente uma oportunidade de ouro para demonstrar ao mundo os mais altos valores do nosso desporto e, ao fazê-lo, estabelecer um grande exemplo. Gostaríamos também de assegurar a todos que neste fim de semana vamos prestar ainda mais atenção ao que acontece em pista para benefício do desporto.

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas Moto GP
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png