Porto Extreme XL Lagares: Caça ao trono de Billy Bolt

Por a 9 Maio 2019 11:36

É já amanhã que arranca a 15ª edição da Porto Extreme XL Lagares, a mais prestigiada prova de extreme enduro que é realizada anualmente no nosso país. Durante os próximos três dias o norte de Portugal será o centro nevrálgico da especialidade em termos mundiais.

Pelo segundo ano consecutivo o evento organizado de forma brilhante pela ‘Melícias Team’ será a prova inaugural da World Enduro Super Series, competição que estreou-se em 2018.

Assim teremos em Portugal os melhores pilotos do mundo de hard e extreme enduro que chegam com as suas equipas oficiais, nomeadamente a KTM e a Husqvarna, marcas que apostam forte neste campeonato depois de abandonarem a sua representação oficial no Mundial de Enduro (EnduroGP).

Analisando a recordista lista de inscritos, 321 pilotos de 26 países, no que diz respeito à categoria Pro (principal em competição), teremos em Portugal a nata da nata dos pilotos, pelo que melhor é impossível.

Começando pela KTM, a equipa laranja vem ao nosso país com um alinhamento de luxo em termos oficiais. Jonny Walker, segundo classificado em 2019, que terá ao seu lado o lendário Taddy Blazusiak (seis vezes campeão do mundo de Super Enduro) e ainda Nathan Watson e Josep Garcia, pilotos que o ano passado chegaram provenientes do enduro e que já contam com maior experiência nesta tipo de provas. Ainda com motos de Mattighofen teremos Manuel Lettenbichler, piloto que há que ter muito em conta ou não tivesse sido terceiro na última edição.

Num plano mais secundário, mas com hipóteses de fazer um top 10 com uma KTM em mãos temos de colocar Travis Teasdale, Eloi Salsench e David Cyprian.

Na ‘prima’  Husqvarna a réplica promete ser de nível. Desde logo pelo vencedor do evento português em 2018 e primeiro campeão da World Enduro Super Series, Billy Bolt. O prodigioso britânico terá ao seu lado o eterno Graham Jarvis bem como Alfredo Gomez, piloto que já venceu por mais do que uma vez no norte de Portugal.  Lars Enöckl, William Hoare, atual campeão do mundo Júnior de Super Enduro, Pol Tarres e Blake Gutzeit são outros pilotos que podem despontar aos comandos da Husqvarna.

Passando para a Sherco, esta certamente que quererá repetir o triunfo alcançado em 2017. Triunfo esse que foi conquistado pelo sul-africano Wade Young, homem que volta a liderar as hostes da Sherco. Ainda de azul teremos Mario Roman, um piloto que é sempre muito regular e habitualmente compete no nosso país.

Quanto a portugueses são cinco os inscritos na categoria Pro. Diogo Vieira (Yamaha) é o nome mais conhecido nestas andanças, até porque têm marcado, de forma regular, presença em algumas das mais conhecidas provas de hard e extreme enduro mundiais. O ano passado foi mesmo o melhor luso em Lagares ao quedar-se pelo 15º posto no evento principal.

O contingente nacional será ainda composto por Joel Vieira (Sherco), Ricardo Damil (Gas Gas), Ni Esteves (KTM) e Luís Silva (Husqvarna).

Que venha a corrida porque o espetáculo, esse está mais do que garantido!

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas Enduro
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png