Troféu Kawasaki ZCUP.PT – Novos protagonistas em Trackday no AIA

Por a 31 Agosto 2018 11:53

Domingo passado, três dos actuais participantes da ZCUP.PT foram acompanhar a estreia de 2 potenciais futuros participantes na fantástica pista do Autódromo Internacional do Algarve.

Com a pista partilhada com pilotos de trackdays, do Nacional e do Mundial, o mote principal era prudência em pista. A este contexto, somaram-se as altas temperaturas e por isso não era dia de bater tempos, mas simplesmente de rodar, aproveitar e ajudar os estreantes.

A par do promotor e do vencedor das ultimas corridas, Miguel Vilares (Z55), o outro participante foi o carismático Miguel Sousa (Z57) que aproveitou esta oportunidade para confirmar a recuperação da lesão que contraiu nas 3H do Estoril e que o tem impedido de participar nesta época, com a assiduidade que gostaria. Felizmente o saldo do dia foi muito positivo e o piloto não irá faltar à estreia do Estoril re-asfaltado!!

Um dos estreantes foi o conhecido piloto de GTs, Hugo Godinho que ensaia este caminho das 4 para as 2 rodas, na linha do que fez Michael Schumacher em 2008. Sem querer estabelecer qualquer comparação, será premonitória a coincidência de ter sido também em Portimão que Schumacher em 2008 experimentou a Ducati e a Yamaha de WSBK?

É melhor ficar por aqui, mas aproveitando o convite do promotor, Hugo Godinho rodou com a Z44 tendo aproveitado para descobrir as diferenças e perceber se consegue evoluir enquanto piloto, para ser competitivo neste troféu de iniciação à Velocidade em moto. Nos dizeres do piloto “este foi mais um desafio concluído com sucesso”. Desde a sessão da “descoberta” até à última sessão do dia, foi sempre a tirar “notas” e a perceber o que é preciso para ser competitivo.

Na pista, a temperatura superava os 50ºC, dentro do fato seria um pouco menos mas, nesta pista exigente fisicamente, o piloto bem transpirado comentava “…isto cansa…”. No final do dia Godinho resumiu assim a experiência “Acho a condução a todos os níveis muito diferente da que estou habituado nos automóveis… no entanto, achei a mota muito fácil de guiar, saliento a boa posição de condução, a boa caixa de velocidades, assim como achei o motor com excelente binário o que permite a pilotos com menos experiência cometer alguns erros. Concluo que a mota tem um excelente comportamento e elevada segurança a curvar, assim como um excelente poder de travagem

Próximos passos? Só o próprio os poderá desvendar mais adiante, para já foi sobretudo um dia bem passado ao lado de pilotos do troféu e do mundial, a fazer-se aquilo que mais se gosta no sítio certo

O outro estreante foi Jorginho Figueiredo, um apaixonado das motos que aceitou o desafio utilizando a Z19, simpaticamente cedida pelo piloto Maximiano. “Esta experiência de andar de moto vestido a rigor e numa pista completamente nova para mim, foi de facto muita coisa nova para um dia só, ainda por cima com um calor abrasador. Apesar de andar de moto desde os 5 anos, foi um novo contato com as motos que para mim foi muito positivo. A Kawasaki Z900 é muito divertida de se andar e fácil de evoluir. Este 1º approach foi apenas para ter um leve conhecimento da moto e das minhas capacidades, tentando conhecer a moto volta-a-volta para perceber o que é necessário para chegar ao tempos dos homens mais rápidos. Mas se o calor não ajudou, após tal adrenalina, fiquei com muita vontade de fazer a corrida do fim de semana de 22 e 23 de Setembro no Estoril, pista que conheço melhor, pois já lá fiz varias voltas ao ter corrido na velocidade automóvel em 2000 e 2001, anos em que fui vice campeão. Acho que depois desta experiência em Portimão, e depois de fazer a corrida no Estoril, vai vir a grande vontade de abraçar o projeto de fazer o trofeu ZCUP PT em 2019. Mas isso já se verá a seu tempo, pois o objectivo será reunir condições para o fazer de forma a disputar os lugares do podium. A experiência em Portimão foi nota 10 e quero dar os parabéns ao Paulo e ao Crossas pela organização e motivação, mas também um enorme e especial obrigado à minha mulher, Ana Pereira, pelo apoio a 100%”

O promotor confidenciou-nos que há outros interessados em aderir ao troféu e ficamos assim a saber que pode haver novidades sobre os participantes já a partir da próxima prova. Vamos aguardar mas não nos surpreende que a adesão cresça pois tal está em linha com o sucesso que o troféu tem tido esta época.

Falando com uns e outros, sabemos que os restantes participantes do troféu Kawasaki ZCUP PT aguardam com ansiedade o regresso ao Estoril onde se espera ter “casa cheia”, para dar continuidade à animação em pista, sem perder o excelente ambiente entre todos, proporcionando aos “Zcuppers” fazerem aquilo que mais gostam no sítio certo!

author avatar
Pedro Rocha
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
1 Comentário
antigo
recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Biggeorge
Biggeorge
6 anos atrás

Um muito obrigado

últimas Motosport
Motomais
1
0
Would love your thoughts, please comment.x