SBK, Lombok: Dupla de Rea em dia de celebração para Razgatlioglu

Por a 21 Novembro 2021 21:27

A segunda corrida e última do Campeonato do Mundo de Superbike no novo Circuito de Mandalika, começou com 1 hora e meia de atraso devido à chuva. A vitória foi para Rea, numa corrida em que o campeão mundial Toprak Razgatlioglu voltou a perder para o piloto da Irlanda do Norte, terminando na quarta posição. Chaz Davies fez a despedida das SBK, e Tom Sykes está em dúvida para o próximo ano.

Depois de um forte aguaceiro, a Corrida 2 no Circuito Mandalika Street esteve prestes a ser cancelada, mas a chuva diminuiu e a água parada na pista foi capaz de escorrer. Às 16h35 locais, a última corrida da temporada começou com 95 minutos de atraso, e não seria possível esperar muito mais, visto que por volta das 18 horas escurece em minutos.

Esta foi a primeira corrida da estrela da Yamaha Toprak Razgatlioglu já como Campeão do Mundo de Superbike e a corrida de despedida de Chaz Davies (Ducati) do campeonato do mundo. Também ainda não está claro se veremos Tom Sykes (BMW) novamente no próximo ano.

A CORRIDA

A segunda corrida de Superbike começou na chuva e na época das monções na ilha de Lombok. Por isso acabou por ser encurtada para apenas 12 voltas, devido aos atrasos causados pelo mau tempo. Toprak Razgatlioglu (Yamaha) começou muito bem e posicionou-se à frente do grupo. Depois assistiu-se a luta muito compacta entre o novo campeão mundial, Jonathan Rea (Kawasaki), Scott Redding (Ducati) e Axel Bassani (Motocorsa Racing Ducati) que, com contra-ataques e ultrapassagens sucessivas no circuito molhado, proporcionaram aos fãs uma final inesquecível em 2021. Rea e Redding ficariam a lutar pela vitória enquanto Razgatlioglu e Michael Van der Mark (BMW) ficaram na disputa do terceiro lugar. Redding e Rea continuam a batalha até as últimas curvas, mas seria o seis vezes Campeão do Mundo Rea a prevalecer na frente e a conseguir a sua segunda nesta emocionante corrida final. Redding acabou por terminar em segundo, seguido por Van der Mark. Razgatlioglu que terminou em quarto mas já com os louros de campeão do mundo conquistados na primeira corrida das SBK durante a manhã.

Mais atrás Michael Rinaldi (Ducati) e Andrea Locatelli (Yamaha) lutaram pelo 8º lugar na classificação, mas a queda do piloto da Ducati na última volta decidiu o duelo a favor do experiente Locatelli. Como Bassani também caiu, Garrett Gerloff (Yamaha) tornou-se o Melhor Independente no Campeonato do Mundo de Superbike 2021, cruzando o americano a linha de chegada em sexto lugar. Álvaro Bautista esteve pior que na primeira corrida e terminou com a Honda Fireblade no décimo lugar. O galês Chaz Davies concluiu a sua última corrida de SBK no décimo segundo lugar depois de uma grande carreira nesta categoria.

RESULTADOS

CORRIDA 1 SBK

1. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK)

2. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha com Brixx WorldSBK) + 0,670s

3. Scott Redding (Aruba.it Racing – Ducati) + 2.155 s

4. Andrea Locatelli (Pata Yamaha com Brixx WorldSBK) + 7.644s

5. Axel Bassani (Motocorsa Racing) + 8.133s

6. Michael van der Mark (Equipe BMW Motorrad WorldSBK) + 9.809s

CORRIDA 2 SBK

1. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK)

2. Scott Redding (Aruba.it Racing – Ducati) + 0,283 s

3. Michael van der Mark (Equipe BMW Motorrad WorldSBK) + 7,437s

4. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha com Brixx WorldSBK) + 10.641s

5. Tom Sykes (Equipe BMW Motorrad WorldSBK) + 21.707s

6. Garrett Gerloff (GRT Yamaha WorldSBK Team) + 24.555s

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO MUNDIAL DE SBK 2021

1. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha com Brixx WorldSBK) 564

2. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) 551

3. Scott Redding (Aruba.it Racing – Ducati) 501

4. Andrea Locatelli (Pata Yamaha com Brixx WorldSBK) 291

5. Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing – Ducati) 282

6. Michael van der Mark (Equipe BMW Motorrad WorldSBK) 262

7. Garrett Gerloff (GRT Yamaha WorldSBK Team) 228 (Melhor Independente)

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x