SBK, 2021: Kawasaki treinou em Portimão

Por a 28 Agosto 2021 08:59

A Kawasaki Racing Team não têm tido tudo a correr pelo melhor, pelo que um dia de treinos em Portimão veio a calhar para acertar alguns pontos na ZX10RR

Aperfeiçoámos a afinação da moto para o fim-de-semana de corrida de Portimão. A nova superfície é ótima e eu gostei muito de andar nela!” Jon Rea

Jonathan Rea e Alex Lowes desceram ao Algarve para um dia de treinos que visou resolver alguns aspetos da moto, como ganhos de desempenho em condições quentes nas suas Kawasaki Ninja ZX-10RR que têm deixado, em especial Rea, em falta, quando medido contra ferozes rivais como Razgatlioglu ou Redding.

Em condições quentes no Autódromo Internacional do Algarve, com 4,592 km de comprimento, ambos os pilotos tiveram a liberdade de experimentar novas ideias de afinação. O aumento da temperatura da pista durante a tarde foi particularmente útil para simular as condições que se esperam nas provas seguintes; primeiro em França e depois em Espanha e Portugal.

O dia acabou por ser proveitoso, até porque, em vista da limitação nos dias de treinos, Rea escolheu ficar de fora noutras ocasiões.

Lowes, por outro lado, quer começar a lutar mais regularmente pelo pódio, até para apoiar Rea no seu ataque ao que seria um sétimo título consecutivo sem precedentes.

Numa superfície de pista relativamente nova em Portimão, e que necessitou de alguma borracha colocada na trajetória de manhã para normalizar as características de aderência, a equipa oficial da Kawasaki SBK recolheu dados valiosos, e até teve tempo para experimentar alguns novos itens para o futuro.

Rea estava entusiasmado com a sua oportunidade de testar novamente num dos seus circuitos favoritos, especialmente antes da série intensa de rondas de SBK que se aproxima.

Avaliando várias opções de chassis e geometria, Rea também completou uma simulação de corrida para estar pronto a correr quando ele e a sua Ninja ZX-10RR assumirem o desafio do circuito de Portimão a sério, entre 1-3 de Outubro.

Lowes conseguiu experimentar configurações de dianteira longe das pressões de tempo e das exigências de encontrar uma configuração específica e escolha de pneus durante os fins-de-semana de corrida. Declarou-se satisfeito com os progressos que ele e o seu pessoal técnico tinham feito, especialmente em condições de pista quente.

Agora a dupla KRT aguarda com expectativa o próximo fim-de-semana completo da corrida, que terá lugar no circuito de Magny Cours entre 3-5 de Setembro.

Jonathan Rea, afirmou: “Foi um teste muito positivo. Fizemos muitas voltas e a pista foi consistente. Não havia tanta borracha no início mas, passo a passo, a superfície da pista ficou muito boa. Conseguimos fazer uma simulação de corrida longa com pneus de corrida e também trabalhámos em geometrias diferentes. Aperfeiçoámos a afinação da moto para o fim-de-semana de corrida de Portimão. A nova superfície é ótima e eu gostei muito de andar nela. Senti-me em sintonia com a moto e também senti que a minha pilotagem foi um pouco melhor neste teste. Acho que tenho uma moto preparada agora com que estou contente. Estava a andar com um sorriso no rosto e a dar bom feedback aos engenheiros. Um grande obrigado à tripulação e à direção da equipa por terem feito este grande esforço para testar”.

Alex Lowes afirmou: “A manhã foi boa. Tentámos três ou quatro opções diferentes na parte da frente da moto e também tivemos algumas peças para experimentar. Fizemos algumas alterações de geometria que me deram algum feedback bastante positivo. À tarde, quando as temperaturas aumentaram, tentámos uma corrida mais longa em preparação para o fim-de-semana de corrida em Portimão, no início de Outubro. Tive uma boa sensação com a moto, a Ninja ZX-10RR está a trabalhar muito bem à volta de Portimão. Foi um teste muito positivo para nós, por isso estou contente com isso”.

0 0 vote
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Destaque Homepage
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x