Quem diria? Após a volta recorde de Marvin Fritz no Q1 em Spa, a Yoshimura SERT Motul reagiu e conquistou a pole position para a corrida de oito horas do EWC com outra volta recorde.
Gregg Black pilotou a Yoshimura SERT Motul GSX-R1000 com o tempo de 2:17.896 minutos no espetacular circuito de Spa-Francorchamps à tarde. O francês garantiu assim a pole position para a segunda corrida do Campeonato do Mundo de Endurance de 2025 e cinco pontos no Campeonato Mundial para a equipa campeã mundial de Endurance. Poucas horas antes, Marvin Fritz (YART Yamaha) tinha batido o antigo recorde da classificação do ano passado com o tempo de 2:18.273 minutos.
No entanto, os resultados de um único piloto não determinam a ordem de largada para as “8h Motos”. Após as duas sessões de qualificação do EWC, os tempos dos dois pilotos mais rápidos são calculados em média para determinar o grid de largada. Para a Suzuki, os dois tempos de Black e Dan Linfoot resultaram em 2:18.441 minutos. A YART Yamaha terminou apenas 0,011 segundos atrás. O trio líder na classificação geral, composto por Fritz, Karel Hanika e Jason O’Halloran, largará, portanto, na segunda posição, no sábado (largada às 12h20 locais).

Logo atrás ficou a BMW Motorrad World Endurance Team, com Markus Reiterberger, Steven Odendaal e Sylvain Guintoli. As duas equipas Honda, FCC TSR Honda e Team Tati AVA6 Racing, com Charlie Nesbitt substituindo o lesionado Randy Krummenacher , terminaram em quarto e quinto, respectivamente. A equipa Champion MRP Tecmas (BMW), formada por Jan Bühn, Leandro Mercado e Hannes Soomer, terminou em 10º na classificação geral, garantindo a pole position na classe Superstock, embora o argentino tenha precisado ser hospitalizado para exames após o acidente no Q1. Mercado, no entanto, não apresenta nenhuma lesão grave para a corrida até ao momento.
O Team Bolliger, da Suíça, com Nico Thöni, o português Pedro Nuno e Alex Toledo, garantiu a 15ª posição no grid graças à consistência nos tempos de volta. A Motobox Kremer Racing terminou em 26º com a Yamaha R1 e os pilotos Daniel Rubin, Twan Smits e Sheridan Morais.
















