A semana do MotoSport em revista

Por a 6 Fevereiro 2016 15:06

A semana que agora termina, primeira de fevereiro, foi rica em acontecimentos, tendo sido marcada pelos primeiros testes oficiais do MotoGP, em Sepang. Vejamos então os que consideramos os mais importantes desta semana que chega ao fim e que mereceram o devido destaque aqui no seu MotoSport.

2ª feira 1 de fevereiro

A semana começou com o início dos testes oficiais do MotoGP em Sepang. Jorge Lorenzo foi o piloto mais rápido, tendo sido secundado por Valentino Rossi e Dani Pedrosa. Ainda no plano internacional surgiu a notícia de que o antigo piloto do Mundial de Velocidade, Sete Gibernau, é o novo assessor de Dani Pedrosa.

Noticia ainda o facto da KTM ter aceite criar uma  KTM de Moto2 com motor Honda!

Por cá, a FMP anunciou os ajustes ao calendário do Campeonato Nacional de Velocidade de 2016 e foi revelado que a YZ 125 Cup, competição organizada pela Yamaha irá procurar ao longo de 2016 jovens pilotos que queiram lutar por uma carreira a nível internacional, tendo no seu alinhamento dois lugares destinados a pilotos portugueses.

3ª feira 2 de fevereiro

Na terça-feira Danilo Petrucci registou o melhor tempo no segundo de dia testes oficiais do MotoGP na Malásia. A sessão ficou marcada pelo acidente de Loris Baz, que viu o pneu traseiro da sua moto ceder a 290 km/h em plena reta da meta. A Michelin, atual fornecedor  de pneus do Mundial, veio imediatamente a público assumir as culpas do incidente.

Casey Stoner foi uma também umas figuras do dia ao regressar ao MotoGP, mas desta feita na função de piloto de testes da Ducati.

Destaque ainda para a criação  do Troféu Dunlop dos Independentes  no Mundial de Resistência, que será destinado a todas as equipas privadas que em 2016 vão fazer parte da competição.

4ª feira 3 de fevereiro

A semana foi avançando  e na quarta-feira Jorge Lorenzo  terminou os testes de Sepang da melhor forma. O piloto da Yamaha estabeleceu novamente o melhor tempo ao registar a marca 1m59,580s, sendo  o único piloto a entrar no segundo. Após a conclusão dos testes, o atual campeão do Mundo deixou um aviso à concorrência, dizendo que está ainda mais forte.

Ainda no MotoGP, a Dorna anunciou que irá produzir um novo jogo do MotoGP, enquanto nas Superbikes foi divulgado a lista de inscritos provisória para a temporada de 2016.

No off road a notícia do  dia foi o abandono de Nick Kouwenberg do AMA Supercross para se concentrar na revalidação do título europeu de EMX250. Por cá a organização do Troféu Yamaha divulgou as datas da 13ª edição da competição.

5ª feira 4 de fevereiro

Com a a semana a aproximar-se do fim a passos largos,  ficamos a saber que Valentino Rossi apenas irá decidir nos testes Phillip Island qual a versão da M1 que vai utilizar em 2016.  Tivemos ainda Scott Reddin, atual piloto da Pramac, a confessar que deseja estar aos comandos de uma moto oficial, enquanto  a formação de Moto2 da Marc VDS esteve em testes no  Circuito de Jerez.

Em termos de off road a grande notícia foi a lesão na mão esquerda de Taddy Blazusiak, que impede o consagrado piloto polaco de participar na terceira ronda do Mundial de SuperEnduro, o Grande Prémio da Argentina.  Já no outro lado do Atlântico, nos EUA, a Yoshimura Suzuki confirmou que os seus dois pilotos não  irão estar presentes no próximo evento do AMA Supercross, em Glendale., devido a lesão.

6º feira 5 de fevereiro 

Com o fim de semana na mira , a sexta-feira começou com a Honda a revelar a data de apresentação da sua moto para a temporada de 2016 do MotoGP.  O dia ficou ainda marcada pelo anúncio da parceria entre a Gresini e a Del Conca,  empresa italiana dedicada à cerâmica, que será o principal patrocinador da formação transalpina. Ainda no Mundial de Velocidade, a KTM anunciou que a RC 16 será pela primeira vez vista em público  durante o fim de semana do Grande Prémio da Áustria.

No Moto2 a formação de Miguel Oliveira, a Leopard,  já prepara o arranque da época, enquanto que no Moto3 a Mahindra apresentou a moto  com que as suas equipas vão competir em 2016. Nas Superbikes a grande notícia foi o atual campeão do Mundo, Jonathan Rea, que vai utilizar o nº1 em 2016.

Já no off road a Husqvarna revelou as cores da sua equipa para a campanha no próximo Mundial de Motocross. No país vizinho foi divulgada a lista de inscritos do Campeonato de Espanha de Motocross, que conta com um forte contingente luso.  Por fim nos EUA foi a confirmada a ausência de Trey Canard, por lesão, da quinta ronda do AMA Supercross 450, em Glendale.

Em Portugal a FMP anunciou que reviu o alinhamento e datas das provas do motocross nacional em 2016, enquanto que Ricardo Carvalho vai estar no próximo  Campeonato Nacional de TT aos comandos de  um Yamaha YXZ 1000R.

Agenda de fim de semana

Antes de nos despedirmos vale a pena lançar um olhar pelos temas que vão marcar o fim de semana. A nível internacional o destaque vai para segunda ronda do Internacional de Itália, que irá contar com a presença de Rui Gonçalves e para a realização do Be Wiser Hawkstone International, uma das mais importantes provas da pré-temporada do motocross europeu. Nota ainda para a quinta ronda do AMA Supercross, que terá lugar em Glendale (Arizona). Não esquecer ainda que no sábado se realiza uma das clássicas do Extreme Enduro mundial…a Hell’s Gate!

Bom fim de semana

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas Velocidade
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png