Daniel Sanders (KTM), vencedor do último Dakar, foi o mais rápido no curto prólogo do South African Safari Rally, terceira prova do Campeonato do Mundo de Rally-Raides. O piloto da Honda HRC, Tosha Schareina, terminou na segunda posição, a 4 segundos do australiano.
O novo South African Safari Rally ganhou hoje vida com um curto mas exigente prólogo de 9 km perto de Sun City, preparando o terreno para os pilotos. O percurso, composto por 60% de gravilha e 40% de relva preta, uma característica do terreno sul-africano, não foi nada fácil. Apesar da curta distância, o prólogo teve um papel crucial na determinação da ordem de partida para a primeira etapa de amanhã e a superfície mista manteve os pilotos atentos.

“O prólogo de hoje foi apertado e técnico para o rali, que se adequou bem ao meu estilo de enduro. A pista de 9 km consistiu em vários tipos de terreno diferentes. Escolho a minha posição inicial hoje à noite, mas ainda não sei qual”, referiu o vencedor do prólogo.
Depois de conquistar todas as vitórias no prólogo nos ralis em que competiu no ano passado, todos os olhos estavam postos em Tosha Schareina para ver se conseguiria a sua segunda vitória no prólogo de 2025. Com a ação cronometrada concluída em pouco mais de sete minutos, alguns erros custaram a vitória ao espanhol por apenas quatro segundos. “Estou contente com o resultado, que me deixou em segundo lugar, cometi três ou quatro erros, mas a verdadeira corrida começa amanhã. Escolheremos a posição de partida mais tarde, por isso estou muito motivado para amanhã.”

Ricky Brabec, mais habituado às corridas no deserto, comparou o percurso a uma pista de relva, longe das suas condições preferidas e terminou a 14 segundos do líder. O francês Adrien Van Beveren seguiu de perto, apenas um segundo atrás de Brabec.
O número 1 Ross Branch (Hero) terminou na sexta posição, a 20 segundos do líder. “O prólogo terminou aqui no Rally Safari da África do Sul, e diverti-me imenso. Estava super escorregadio no início e apanhou-me de surpresa em algumas curvas, mas, no geral, foi um bom dia. Estou realmente ansioso por uma grande semana de corrida em casa. Os fãs lá fora são incríveis, e é muito bom estar de volta a solo africano. Mal posso esperar pelo resto do rali.”
Olhando para a primeira etapa, os pilotos vão enfrentar um exigente percurso de 557 km a bordo das suas máquinas, com 262 km a contar como etapa especial cronometrada. Ao deixarem Sun City para trás e entrarem numa densa floresta, vão enfrentar um novo conjunto de desafios, navegando por entre árvores, arbustos espessos e ervas altas que prometem testar a perícia e a concentração.
RESULTADO DO PRÓLOGO
1 SANDERS Daniel AUS KTM Factory Racing Team KTM 07:08
2 SCHAREINA Tosha 68 SPA Monster Energy Honda HRC Honda +0:04
3 BRABEC Ricky 9 USA Monster Energy Honda HRC Honda +0:14
4 VAN BEVEREN Adrien 42 FRA Monster Energy Honda HRC Honda +0:15
5 BENAVIDES Luciano 1 ARG KTM Factory Racing Team KTM +0:18
6 EVAN BRANCH Ross 16 BWA Hero Motorsports Team Rally Hero +0:20