Dakar, Etapa 5, Portugueses: Maio e Rodrigues no Top 20

Por a 6 Janeiro 2022 10:00

Depois da longa etapa de ontem, esta quinta-feira disputou-se a etapa 5 do Dakar com uma extensão de 560 km em torno da capital da Arábia Saudita, sendo que 346 km foram realizados ao cronómetro.

A comitiva portuguesa vinha de uma vitória de Joaquim Rodrigues na etapa 3 e de um pódio de Rui Gonçalves na etapa 4… e hoje foi António Maio o melhor luso!

Arrancando da 20.ª posição, o piloto da Yamaha foi novamente muito consistente e rodou muito tempo dentro do Top 10. O seis vezes campeão nacional absoluto de TT subiu assim mais um lugar na classificação geral onde agora é o 25.º colocado.

Joaquim Rodrigues foi o 35.º a sair para a tirada de hoje. O piloto da Hero optou por não arriscar muito, foi regular e concluiu o dia na 20.ª posição. O minhoto desceu para 21.º na tabela provisória mas ainda há muito Dakar pela frente.

3.º na etapa do dia anterior, Rui Gonçalves foi dos primeiros em pista e, naturalmente, não teve uma etapa fácil. O piloto da Sherco fez uma prova “de trás para a frente” pois era apenas 48.º no primeiro waypoint e acabou por terminar na 28.ª posição. Na geral, o transmontano é 37.º.

Mário Patrão continua a fazer uma prova à sua imagem. Rápido e consistente, o piloto da KTM foi o 4.º melhor da categoria “Original by Motul” e o 41.º na classificação geral. Rumo ao seu objetivo de vencer a prova entre os pilotos sem assistência, o beirão já é o 6.º colocado entre os “MalleMoto”.

Por volta das 11.30h, a prova foi interrompida ao km 160, alegadamente por terem ocorrido quedas que levaram a que a organização ficasse sem mais helicópteros para garantir a segurança dos participantes que ainda se encontravam na zona de reabastecimento.

Por conseguinte, à hora desta publicação ainda se encontram em prova Pedro Bianchi Prata, Arcélio Couto, Paulo Oliveira e Alexandre Azinhais.

:.

(Foto: FB António Maio)

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x