Dakar 2023: Saiba como funciona o prólogo do Dakar

Por a 27 Dezembro 2022 20:13

Antes dos pilotos do Rally Dakar 2023 enfrentarem a primeira etapa a 1 de janeiro, o prólogo acontecerá no dia anterior. Um ‘aquecimento’ de apenas onze quilómetros, mas que na verdade tem impacto nas duas primeiras etapas.

O rali Dakar é uma das últimas grandes aventuras. A 45ª edição, com início a 31 de dezembro, é composta pelo prólogo de onze quilómetros, mais 14 etapas, e tudo somado perfaz mais de 8500 quilómetros a percorrer até ao final no dia 15 de janeiro

Para muitos, o prólogo é o último teste antes do início efetivo do rali, mas não para os pilotos que lutam pela vitória na geral na categoria RallyGP. Estes são, em primeiro lugar, os pilotos das equipas de fábrica favoritas da GASGAS, Husqvarna e KTM, bem como Honda e Hero, mas também um número considerável de pilotos privados.

Isto porque o prólogo decide diretamente a ordem de largada para a etapa 1. Os 15 primeiros classificados podem escolher a sua posição de largada, a partir do 15º lugar. Caso a largada selecionada já esteja ocupada por outro piloto, ele será deslocado. Portanto, o piloto mais rápido tem prioridade. Para as demais posições iniciais, os pilotos são ordenados na ordem inversa do resultado.

O prólogo influencia até no ponto de partida da etapa 2. Para isso, o tempo do prólogo é multiplicado por cinco e somado ao tempo da etapa 1 (somente a especial). O concorrente com o tempo mais rápido deve abrir o percurso. A partir da terceira etapa, a ordem de partida corresponde ao resultado do dia anterior.

Antes dos pilotos do RallyGP começarem o prólogo, os quadriciclos e a categoria Rally2 vão para a pista.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x