CNTT: Micael Simão foi o grande vencer no Raid da Ferraria; conheça todos os vencedores - MotoSport
MotoSport
  • Home
  • Moto GP
  • Motocross
  • Enduro
  • TT
  • Trial
  • Velocidade
No Result
View All Result
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistacarros
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
MotoSport
  • Home
  • Moto GP
  • Motocross
  • Enduro
  • TT
  • Trial
  • Velocidade
No Result
View All Result
MotoSport

CNTT: Micael Simão foi o grande vencer no Raid da Ferraria; conheça todos os vencedores

Miguel Fragoso por Miguel Fragoso
27 Maio, 2025
em Destaque Homepage Offroad Moto, Nacional TT, Newsletter, Offroad Moto, TT
A A
CNTT: Micael Simão foi o grande vencer no Raid da Ferraria; conheça todos os vencedores

Share on FacebookShare on Twitter

Micael Simão em GasGas nas Motos, Tomás Paulo em Yamaha nos Quad e Helder Rodrigues em Polaris nos SSV foram os grandes vencedores da XXXVII TH Clothes Raid Ferraria a quarta etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno competição disputada por pistas dos concelhos de Ponte de Sor, Gavião e Abrantes. 

De regresso às pistas ribatejanas e do alto Alentejo, a quarta etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno teve o seu início com um prólogo disputado junto ao Parque Industrial do Pego que juntou 147 pilotos em competição nas disciplinas de Moto, Quad, SSV e Mini Baja.

MOTO

Artigos relacionados

MotoGP: Último GP de Miguel Oliveira; Conheça os horários do GP de Valência

MotoGP: Último GP de Miguel Oliveira; Conheça os horários do GP de Valência

11 Novembro, 2025
MotoGP: Marco Bezzecchi passou ‘a noite na box’ em Portimão

MotoGP: Marco Bezzecchi passou ‘a noite na box’ em Portimão

10 Novembro, 2025

Na competição Moto vitória no prólogo para Gustavo Gaudêncio, em Honda, que averbou o tempo de 5m31s sendo ainda o 1º da Classe TT1. Segundo melhor tempo para o líder do campeonato Micael Simão em GasGas que gastou mais 0,1s foi e foi o 1º TT3. Terceiro tempo com mais 5,8s que o seu colega de equipa para João Duarte em Honda, 1º Júnior. Quarto lugar para o campeão nacional Martim Ventura, em Husqvarna, que gastou mais 6,1s. Foi o mais rápido da Classe TT2 e 2º entre os Juniores. Seguiu-se na classificação deste prólogo Bruno Santos igualmente em Husqvarna com mais 14,1s que o vencedor. 6º lugar para mais um piloto Honda, Christophe Lajouanie o mais rápido dos veteranos.

No dia seguinte, os pilotos enfrentaram um setor seletivo de 187 km onde o mais rápido foi o líder do campeonato Micael Simão, o 1º TT3, que dispunha de 1m18s para o 2º classificado. Vencedor do prólogo e a quem coube abrir a pista Gustavo Gaudêncio ocupava a 2ª posição e era o 1º da Classe TT1. Em 3º lugar e a 23s de Gustavo Gaudêncio estava o campeão nacional Martim Ventura que lidera a Classe TT2 e também a Classe Júnior. A 4ª posição após SS1 para o vice-campeão nacional Bruno Santos com mais 2m21ss que Martim Ventura. O 5º lugar era ocupado por Tomás Dias numa Honda da Classe TT2, 2º entre os Juniores. João Duarte era o 6º da geral a 5s do seu colega de equipa que o precedia na classificação.

Para o derradeiro dia de prova da competição organizada pelo Centro Cultural Recreativo e Desportivo da Ferraria os concorrentes voltaram a enfrentar os 187km cronometrados percorridos na véspera. O campeão nacional Martim Ventura foi o mais rápido, mas não o suficiente para retirar a vitória ao líder do campeonato Micael Simão que reforçou assim essa liderança tendo ainda triunfado na Classe TT3. A 2ª posição pertenceu a Martim Ventura que terminou a 1m09s do vencedor. Venceu entre os Juniores e na Classe TT2. Em 3º lugar ficou o vice-campeão nacional Bruno Santos com mais 6m16s que Martim Ventura. 

4ª posição por Tomás Dias que foi o 2º entre os Juniores. O 5º lugar foi ocupado pelo também Júnior João Duarte que terminou a 5s do seu colega de equipa. 6ª posição para Bernardo Megre em KTM. O 1º da promoção e 7º da classificação geral foi Nelson Cunha em Kawasaki. 8º lugar para Fernando Ferreira em Kawasaki que foi um duplo vencedor. Triunfou na Classe TT1 e venceu entre os Veteranos. 9º lugar para José Rijo que, numa Husqvarna, foi 3º da Classe TT3. O jovem Afonso Figueiredo em Kawasaki encerrou o Top 10. Foi 2º da Classe TT1. O ex-campeão António Maio aos comandos de uma Yamaha Ténéré confirmou a vitória na Classe Trail. No duelo feminino Daniela Mateus em Gas Gas triunfou diante de Maria Taranto em Honda.

QUAD

Entre os Quad o mais rápido no prólogo foi o jovem Tomás Paulo, vencedor das três provas já disputadas e que liderava naturalmente o campeonato Nacional nesta disciplina. Igualmente em Yamaha, 2º melhor tempo para o também jovem Rodrigo Alves que gastou mais 2s. Terceiro tempo para o campeão nacional Luís Fernandes tal como os dois primeiros também em Yamaha que gastou mais 0,4s que Rodrigo Alves. 4º tempo para Dário Correia em Suzuki a 16s do 1º lugar. Posições seguintes para mais dois pilotos em Yamaha. José Marques foi o 5º classificado tendo gastado menos 2,3s que Fernando Gonçalves.

No segundo dia de corrida Tomás Paulo continuou a impor-se face aos adversários diretos. Dispunha de 58s de vantagem para o campeão nacional Luís Fernandes. Após SS1 Rodrigo Alves tinha uma desvantagem de 5m54s para o primeiro, mas uma avaria na ligação colocou-o fora de prova. A diferença para os restantes pilotos era ainda muito maior e o 3º classificado Pedro Pratas em Suzuki, o piloto que lidera a classe promoção estava já a 18m47s.

No derradeiro dia de prova Tomás Paulo confirmou o domínio que vem exercendo esta temporada tendo registado a 4ª vitória consecutiva numa corrida onde venceu o prólogo, SS1 e SS2. 2º lugar para o campeão nacional Luís Fernandes que terminou a 1m20s do vencedor. 3ª posição para Pedro Pratas em Suzuki, o piloto que venceu a classe promoção. Posição seguinte para mais um piloto em Suzuki, Sérgio Loureiro que ocupou o 4º lugar. 5ª posição para Martim Pedroso em Yamaha que foi o 2º Júnior. José Galhofas também em Yamaha no 6º lugar venceu a Classe Veteranos.

SSV

O prólogo dos SSV começou com uma surpresa. O melhor tempo pertenceu a Tomás Neves em Can-Am, ele que habitualmente se senta no lugar do lado direito seja com Pedro Grancha ou Luis Portela Morais. 2º lugar para o consagrado Hélder Rodrigues em Polaris. Gastou mais 6,6s que Tomás Neves. 3º tempo para o líder do campeonato Roberto Borrego em Can-Am navegado por Daniel Jordão. Gastou mais 1,5s que Hélder Rodrigues. 4ª posição para Miguel Cunha em Can-Am, tal como os dois primeiros a Solo e que foi o 1º dos veteranos. Pedro Antunes, navegado por Nuno Batalha terminou na posição seguinte. Foi 1º do Troféu Polaris. Helder Santos em Can-Am averbou o 6º tempo e foi 2º entre os veteranos. Com o mesmo tempo que Helder Santos, Pedro Grancha, desta vez a competir com Inês Grancha a seu lado, ficou na posição seguinte.

O SS1 foi muito movimentado para os SSV. Apesar de ter partido de uma posição atrasada devido a um furo no prólogo, Luís Portela Morais em Polaris liderou no primeiros 100km posição que acabaria por perder para Nelson Caxias sendo, todavia, forçado a parar com o final do troço já à vista. Quem também ficou pelo caminho foi a dupla líder do campeonato Roberto Borrego/Daniel Jordão em Can-Am depois de rodarem entre os primeiros nos km iniciais. Muito consistente foi a prestação do veterano Nelson Caxias que em Can-Am averbou o melhor tempo em SS1 e que navegado por André Lopes iria partir para SS2 na frente da corrida. 2º lugar para o consagrado Hélder Rodrigues em Polaris que estava a escassos 4s do líder da corrida. 3ª posição para Vasco Martins/Luis Falé em Can-Am a 1m26s do primeiro.

A competir muito perto de casa, tal com Roberto Borrego, André Carita ocupava  o 4º lugar. Navegado por Nuno Abrantes estava a 34s do terceiro lugar. Excelente o 5º lugar de Nuno e Diogo Melancia, pai e filho em Can-Am. Nuno Melancia era 2º entre os veteranos. 6º posição para Pedro Pinha/Joaquim Dias em Can-Am. Posições seguintes para dois pilotos Polaris que surgiam separados por 7s. A dupla Nelson Saramago/João Charrua em Polaris era a mais rápida da Classe Stock. Pedro Antunes, navegado por Nuno Batalha começou entre os primeiros. Chegou a ser 2º caiu para 35º lugar e conseguiu recuperar até ao 8º lugar. Seria, contudo, penalizado por não trazer pneu suplente e optou por abandonar a corrida.

Partindo para SS2 com uma desvantagem de 4s para Nelson Caxias o consagrado Hélder Rodrigues em Polaris esteve imparável  nos SSV e terminou a corrida com uma vantagem de 44s. É o regresso do construtor americano às vitórias no CNTT. A última tinha sido em 2017. 2º lugar para Nelson Caxias vencedor nos Veteranos passou para a liderança do CNTT. 

No derradeiro lugar de pódio ficou o piloto de Nisa, André Carita terminou a 3m38s do vencedor. 4º lugar para a dupla João Dias/Mário Ourives que, em Polaris, foram os vencedores da Classe Stock e os primeiros do Troféu Polaris. 5º posição para o 3º do CNTT em 2024. Pedro Pinha que foi 2º entre os veteranos. 6º lugar de Nuno Melancia que fechou o pódio entre os veteranos. Arnaldo Monteiro e Farinha Duarte terminaram na posição seguinte e foram segundos da Classe Stock. 14s atrás de Arnaldo Monteiro terminou Rodrigo Melancia navegado por João Diogo que foi 3º da Classe Stock depois de ter averbado o 3º melhor tempo absoluto em SS2. Dois pilotos Polaris encerram o Top 10 e fecham o pódio do Troféu Polaris. Alexandre Silva com Rui Cascalho foi 3º da Classe Stock. Sergio Vaz com Fábio Pires foi 5º dos Veteranos, ou seja, metade do Top 10 é desta classe. 

E dos veteranos para os juniores Classe que teve Martim Caldeira em Can-Am como vencedor. A dupla Micael Vitória e Fábio Pratas em Segway completa a relação dos vencedores eles que triunfaram na Classe TT2.

MINI BAJA

O TH Clothes Raid Ferraria compreendia também mais uma etapa do Campeonato Nacional Mini Baja que compreendeu um prólogo e um percurso com cerca de 80 km. Tanto num como no outro impuseram-se os líderes do Campeonato. Martim Caetano em Yamaha venceu entre os Juvenis. Francisco Porto Nunes em Yamaha triunfou entre os Iniciados. 

Lucas Martins em KTM foi o mais rápido nos Infantis. No pódio absoluto ficou ainda o iniciado Manuel Batista em Yamaha que venceu entre os Quad.

O CNTT faz agora uma pausa e regressa de 11 a 14 de setembro para a Baja TT Sharish Gin em Reguengos de Monsaraz.
Mais informações sobre o XXXVII TH Clothes Raid Ferraria em www.clubeferraria.pt/raid-ferraria-2025

Tags: CNTTHélder RodriguesMicael SimãoRaid Ferraria
Miguel Fragoso

Miguel Fragoso

Jornalista para o site motosport que estuda e escreve sobre todas as novidades do mundo motorizado. Nasci no mundo das “duas rodas” por culpa da família que sempre esteve associada a este meio. Conseguir trabalhar nesta área e falar sobre o mundo das motos é um privilégio enorme.

Artigos relacionados

MotoGP: Último GP de Miguel Oliveira; Conheça os horários do GP de Valência
Autosport

MotoGP: Último GP de Miguel Oliveira; Conheça os horários do GP de Valência

por Miguel Fragoso
11 Novembro, 2025
MotoGP: Marco Bezzecchi passou ‘a noite na box’ em Portimão
Autosport

MotoGP: Marco Bezzecchi passou ‘a noite na box’ em Portimão

por Miguel Fragoso
10 Novembro, 2025
Próximo artigo
MotoGP: Tóxico! Relação entre Morbidelli e Aleix Espargaró cada vez pior

MotoGP: Tóxico! Relação entre Morbidelli e Aleix Espargaró cada vez pior

EnduroGP: Garcia e Pichon dividem vitórias na Suécia

EnduroGP: Garcia e Pichon dividem vitórias na Suécia

Please login to join discussion
  • Novidades
  • Tendências
  • Comentários
SBK – Jonathan Rea na Honda HRC

SBK – Jonathan Rea na Honda HRC

11 Novembro, 2025
MotoGP – Toprak Razgatlıoğlu vai estrear-se em Valência

MotoGP – Toprak Razgatlıoğlu vai estrear-se em Valência

11 Novembro, 2025
MotoGP: Último GP de Miguel Oliveira; Conheça os horários do GP de Valência

MotoGP: Último GP de Miguel Oliveira; Conheça os horários do GP de Valência

11 Novembro, 2025
MotoGP: Marco Bezzecchi passou ‘a noite na box’ em Portimão

MotoGP: Marco Bezzecchi passou ‘a noite na box’ em Portimão

10 Novembro, 2025
MotoGP- Reviravolta com Oliveira na Honda

MotoGP- Reviravolta com Oliveira na Honda

8 Setembro, 2025
MotoGP: Reviravolta? Miguel Oliveira pode ter vaga em 2026

MotoGP: Reviravolta? Miguel Oliveira pode ter vaga em 2026

28 Agosto, 2025
MotoGP: Paolo Campinoti (Pramac) faz revelações ‘desconfortáveis’ sobre Marc Márquez

MotoGP: Paolo Campinoti (Pramac) faz revelações ‘desconfortáveis’ sobre Marc Márquez

16 Outubro, 2025
MotoGP, Miguel Oliveira (P17): “O Fermín recebeu o castigo que merecia”

MotoGP, Miguel Oliveira (P17): “O Fermín recebeu o castigo que merecia”

20 Julho, 2025
2020, ano do corona, de desenlaces e outros vírus.   Por: João Pais

2020, ano do corona, de desenlaces e outros vírus. Por: João Pais

75

A demanda de D. Miguel. Por João Pais

63
Valentino, de Tavullia e do mundo inteiro. Por João Pais

Valentino, de Tavullia e do mundo inteiro. Por João Pais

40
Os Manos. Por João Pais

Os Manos. Por João Pais

28

Sobre

Especialistas em Motos, MotoGP, MXGP, Enduro, SuperBikes, Motocross, Trial

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

Miguel Oliveira Motas Moto2 Moto3 MotoGP Motos Mundial de Superbikes MX2 MXGP Off Road Rally Dakar

GRUPO V

Motosport ES
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2024 Motosport copyright

No Result
View All Result
  • Home
  • Moto GP
  • Motocross
  • Enduro
  • TT
  • Trial
  • Velocidade

© 2024 Motosport copyright