Honda X-ADV Turbo – Aumento de Potência e Diversão

Por a 11 Janeiro 2018 13:55

A Honda X-ADV desde o seu lançamento em 2017 que tem sido um enorme sucesso de vendas quer pela seu conceito revolucionário de utilização polivalente no segmento das Maxi Scooters como também pelas suas prestações e o enorme prazer de condução.

O seu motor de 2 cilindros paralelos de 745cc debita 55cv de potência com uma entrega suave e progressiva, ajudado pelo sistema de dupla embraiagem electro-hidraulico da Honda o já conhecido DCT, que permite ainda passar caixa manualmente através de botões situados no guiador .

Os valores de potência algo conservadores com que a Honda dotou o motor da sua X-ADV deixaram antever o interesse de alguns preparadores em explorar esta realidade e tentar obter um maior desempenho do bi-cilíndrico. Foi por isso que os italianos da Greaser Garage decidiram meter mãos à obra e incorporar um compressor volumétrico no seu último projecto que tem precisamente uma Honda X-ADV por base.

Numa parceria com a Magistrati Racing, uma empresa italiana especialista em electrónica de competição e em sistemas turbo para motos ( já desenvolveram no passado precisamente um sistema turbo para montar numa Yamaha T-MAX ) desenvolveu para a X-ADV um sistema específico que incorpora uma turbina, um intercooler, e a centralina electrónica que faz a gestão de todo o sistema.

Resultado… A X-ADV debita agora 90cv de potência, quase o dobro da versão original e com um incremento brutal do binário do 2 cilindros da Honda. Para além da montagem do Turbo a Greaser Garage montou um novo sistema de escape que passa por debaixo do banco e termina numa ponteira de titânio precisamente no extremo posterior do banco, de efeito estético muito bem conseguido.

Mas a intervenção não ficou apenas pelo motor da X-ADV. Também a carroceria foi redesenhada e realizada manualmente para dotar a X-ADV de umas linhas mais agressivas. Foram também realizados reforços no quadro e proteções no sentido de a dotar de maior desempenho off-road. Nesse sentido foram também adotados novos pneus, no caso uns Continental de todo terreno, com tacos, deixando absolutamente claro e evidente o objecto desta preparação.

Pudemos ver ao vivo no Salão EICMA em Milão esta fantástica preparação que nos deixou totalmente fascinados. Falámos com o seu criador, Giorgio Pellegrino, que nos comentou que a Honda tinha ficado muito impressionada com este projecto e que inclusimente pondera, num futuro próximo, poder comercializar um Kit Turbo específico para o modelo X-ADV e que poderá ser facilmente montado por qualquer concessionário, com a colaboração da própria Honda.

 

Brutal… mal podemos esperar para que seja uma realidade.

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas MOTO+
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png

Facebook

Instagram

Follow Me on Instagram