Honda MSX125 – The Mini Street Fighter

Por a 17 Agosto 2017 16:43

Apresentada em 2014 a Honda MSX125 conhecida por “Grom” em alguns mercados é uma minibike ao estilo Street Fighter, com um design agressivo e linhas desportivas, um conceito inovador desenvolvido pela Honda que a coloca quase num segmento só seu.

Fácil de utilizar, ágil e prática, a MSX125 é uma moto multi-uso, tanto para aqueles que querem ter por primeira vez uma moto como para outros que a querem como segunda moto apta para todo o serviço. Pode ser para utilização em cidade, no campo, nas marinas, nos paddocks dos circuitos, em pequenas incursões fora de estrada, para toda a família poder ter nos seus momentos de lazer uma mobilidade divertida e polivalente.

A fazer lembrar por vezes as antigas Hondas Monkey a MSX125 “Grom” é muito mais que a sua antiga antecessora. A Honda combinou vários conceitos, de motos maior e desportiva com a utilidade de uma scooter, a dimensão de uma moto mais acessível para todos e consumos verdadeiramente ridículos.

Os pneus Fat que monta dão-lhe um ar mais robusto e simpático e certamente contribuiem para um extra na sua comodidade. O estilo high tech da MSX125 faz um pouco lembrar a nova X-ADV, com asuas linhas ultra modernas e um design quase espacial.

A MSX125 lançou definitivamente uma moda em 2014 a avaliar pelo sucesso de vendas que tem vindo a ter e pelo facto de outras marcas estarem a lançar modelos com uma configuração semelhante, como é o caso da Kawasaki, da Suzuki com uma versão eléctrica e até da Benelli com a sua Tornado 125.

Sendo uma moto super leve há que ter cuidado com a sua segurança já que se deixada em qualquer lugar ppoderá ser fácilmente levada. Em relação às scooters fica apenas penalizada pela falta de espaço para guardar equipamento mas compensa largamente pelo factor “FUN”… e no seu desempenho em agilidade e gozo na sua condução também.

O seu quadro em aço é uma de estrutura extremamente leve e resistente. O braço oscilante de secção rectangular difere do sistema normalmente utilizado nas scooters e é idêntico ao de uma moto maior. O amortecedor montado no centro da moto confere um curso de quase 150mm o que muitas motos de maior dimensão gostariam de ter. A suspensão dianteira invertida com baínhas de 31mm dão-lhe uma rigidez e precisão raramente encontradas em motos desta dimensão.

As jantes que monta são de 10 braços e os de 12” são de 120/70 na frente e 130/70 atrás. A MSX125 monta travões de disco de acionamento hidraulico com um disco de 220mm na frente com pinça de duplo embolo e de 190mm atrás com pinça de um só êmbolo.

O motor com 124,8cc a 4 tempos, com caixa de 4 velocidades e injecção electrónica, com uma taxa de compressão relativamente baixa de 9.3:1, é garantia de longevidade e de relativa assistência. O arrefecimento a ar tem por objectivo manter um mecânica simples e uma linha estética fluida, sem radiadores e tampas laterais a cobrirem os mesmos. A injecção electrónica da MSX125 é comandada na perfeição pelo sistema da Honda PGM-Fi. Programmed Fuel Injection, mantendo as emissões dentro dos limites Euro4 e reduzindo drásticamente os consumos. A caixa manual de quatro velocidades e a transmissão por corrente posicionam a MSX125 fora do contexto “scooter” e colocam-na no patamar das motos.

O sucesso da MSX125 tem levado à sua personalização e inclusivamente a competições realizadas com a mesma explorando a sua facilidade de pilotagem e de realização de competições divertidas a um baixo custo. Quem não gostaria de curvar de joelho no chão numa qualquer pista de Karts ? Portanto se querem uma moto divertida, polivalente, para toda a família utilizar e que possa ser utilizada numa extensa variedade de situações, a MSX125 preenche com enorme simplicidade e à vontade todos esses requisitos… para além de tudo é “Made in Japan” !!!

Vejam este pequeno Vídeo muito divertido onde poderão constatar todo o potencial das pequena MSX125 “Grom”

( neste caso na versão anterior de 2014 ).

https://www.youtube.com/watch?v=6SVKlG9Iiak

MOTOR

DIÂMETRO X CURSO (mm) 52,4 x 57,9 mm
ALIMENTAÇÃO Injecção electrónica PGM-FI
TAXA DE COMPRESSÃO 9,3:1
CILINDRADA (cm3) 124.9
TIPO DE MOTOR Monocilíndrico, 2 válvulas, refrigeração por ar
POTÊNCIA MÁXIMA 7,2 kW (9,8 CV) / 7.000 rpm (95/1/EC)
BINÁRIO MÁXIMO 10,9 Nm / 5.500 rpm (95/1/EC)
CAPACIDADE DE ÓLEO (Litros) 1,1 litros
ARRANQUE Elétrico

 

TRANSMISSÃO

EMBRAIAGEM Multi-disco banhada em óleo
TRANSMISSÃO FINAL Por corrente
CAIXA DE VELOCIDADES 4 Velocidades

RODAS

TRAVÕES FRENTE ABS, disco único de 220 mm, hidráulico com pinça de duplo pistão
TRAVÕES RECTAGUARDA Disco único de 190 mm, hidráulico com pinça de um pistão
SUSPENSÃO – FRENTE Forquilha USD de 31 mm
SUSPENSÃO – RECTAGUARDA Mono-amortecedor , com afinação de pré-carga, braço oscilante de formato simples
PNEUS – FRENTE 120/70-12
PNEUS – RECTAGUARDA 130/70-12
RODA – TIPO – FRENTE Liga de alumínio, raios Y, MT 2.5 – 12
RODA – TIPO – RECTAGUARDA Liga de alumínio, raios Y, MT 2.5 – 12

 

CICLÍSTICA

BATERIA 12 V / 3,5 AH
ÂNGULO DA COLUNA DE DIRECÇÃO 25°
DIMENSÕES (mm) 1.760 x 755 x 1.010 mm
QUADRO Mono-trave em aço
DEPÓSITO DE COMBUSTÍVEL (Litros) 5,5 litros
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL 1,52 l / 100 km (65,8 km/l)
DISTÂNCIA LIVRE AO SOLO (mm) 160 mm
LUZES LED
PESO EM ORDEM DE MARCHA (kg) 101,7 kg
ALTURA DO ASSENTO (mm) 765
TRAIL (mm) 81 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS (mm) 1200 mm

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Relacionadas
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x