Ensaio Yamaha MT-09 SP – Uma versão especial para 2018

Por a 13 Março 2018 13:38

Uma versão especial, cheia de pormenores únicos, melhorada agora à altura do fantástico tricilíndrico da MT-09, graças sobretudo à adopção de novas suspensões Ohlins na traseira e Kayaba na dianteira, ambas totalmente reguláveis.

Com o seu novo look mais agressivo graças aos novos faróis rasgados duplos dianteiros, a nova Yamaha MT-09 versão SP beneficia também de uma pintura especial, muito à imagem da versão M da R1 e destaca-se da versão normal sobretudo pelas suspensões mais evoluídas com que a Yamaha decidiu dotar esta sua nova versão especial para 2018.

O amortecedor traseiro é agora um Ohlins de última geração e na dianteira a Yamaha optou por uma suspensão invertida da Kayaba que eleva o comportamento desportivo da MT-09 e mantém os custos controlados. O acabamento em dourado de ambas as suspensões sublinham o lado mais desportivo da versão SP.

 

A posição de condução é bastante natural e não se sente demasiado o peso do nosso corpo no guiador. O banco apesar de algo alto é estreito junto ao depósito e permite a colocação dos pés no chão com facilidade. A SP é uma versão sem dúvida marcadamente desportiva pelo que não se pode estranhar alguma dureza do banco realidade que em viagens longas se fará notar certamente. Mais critica é no entanto a comodidade do passageiro devido à pouca dimensão do assento traseiro e sobretudo da colocação do depósito do amortecedor traseiro bem junto à perna esquerda do passageiro. Aliás, este pormenor que do ponto de vista estético inclusivamente “enche o olho” deixou-nos a pensar que numa eventual caída o estrago poderá representar uma factura pesada de reparação.

O motor é de facto a referência de destaque da MT-09 e o elemento que sem dúvida tem marcado todos os modelos da Yamaha que montam este tricilíndrico de 900 cc. e que garante sempre um binário consistente a baixa e média rotação, subindo depois de forma vertiginosa quando rodamos o punho. Uma sensação de aceleração brutal a partir das 7.000rpm que nos transmite de imediato o carácter desportivo que este motor proporciona à MT-09 e que agora, graças às novas suspensões, vê o comportamento da sua ciclística melhorado e ao nível de todo o potencial do seu motor.

A Yamaha MT-09 é uma moto extremamente ágil, fácil de pilotar e de colocar em curva, com uma travagem à altura do seu comportamento desportivo e a possibilidade de optar por três modos diferentes de motor, o standard no qual praticamente rodamos a maior parte do tempo e que se revelou o mais equilibrado, o modo Desportivo com entrega de potência mais brusca e o modo C de Chuva sempre que o piso não ofereça as condições ótimas de aderência, permitem adaptar a MT-09 a todas as situações.

O amortecedor traseiro Ohlins veio contribuir de forma definitiva para a eficácia da versão SP da MT-09, mantendo uma leitura perfeita da estrada e garantindo a aderência e a tração necessária à pujança deste motor sobretudo em condução mais agressiva. Estivemos o tempo todo a pensar que gostaríamos de a levar ao Circuito do Estoril e compará-la com outras desportivas naked com as quais já tivemos a oportunidade de rodar. Um desafio que teremos de lançar a Yamaha brevemente e podermos comparar por exemplo com as Kawasaki Z900, que tanto sucesso têm demonstrado em pista no Troféu Zcup ou com a nova Triumph Street Triple RS, igualmente tricilíndrica e cujo motor está na base daqueles que irão a partir de 2019 equipar as Moto2 do Campeonato do Mundo.

Depois de termos ensaiado a fantástica R1M no Autódromo de Portimão ficámos com a agradável sensação de que a MT-09 poderia ser uma versão mais soft e friendly, para utilização no dia a dia, que invoca e nos remete para as sensações e experiências que tivemos em pista com a mais desportiva de toda a linha Yamaha de 2018.

Com um PVP de 10.395,- eur, uma diferença de preço para a versão normal de apenas 1.100,- eur e a MT-10 SP a custar 16.595,- eur parece-nos ser aquela que mais sentido faz do ponto de vista preço/potência/peso e desempenho.

A Yamaha MT-09 SP é uma desportiva naked muito equilibrada e fácil de conduzir, numa cor especial única que destaca o seu cariz desportivo, em sintonia com as restantes versões especiais da marca, e que integra agora novas suspensões que a tornam muito mais eficaz em condução agressiva.

 

Destaque para :

Suspensão traseira Öhlins ajustável remotamente

– Esquema cromático Silver/ Blue / Carbon

– O sistema de mudanças rápidas “Quick Shift”

– Estilo dinâmico com novos faróis LED duplos agressivos

– Motor de 3 cilindros e 847 cc com binário elevado com cambota “Crossplane”

– Suspensões dianteiras Kayaba totalmente ajustáveis

– Embraiagem assistida e deslizante

– Sistema de controlo de tração (TCS) e D-MODE

– Suporte da chapa de matrícula montado no braço oscilante

– Painel de informação de fundo negro e de colocação lateral

– Jantes azuis e um banco com costuras em azul também.

 

 

 

 

 

 

Características Técnicas

Motor

Tipo de motor 3 cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida, DOHC, 4 válvulas
Cilindrada 847 cm³
Diâmetro x curso 78,0 mm x 59,1 mm
Taxa de compressão 11,5 : 1
Potência máxima 84,6 kW (115CV) @ 10.000 rpm
Versão com potência limitada N/A
Binário máximo 87,5 Nm (8,9 kg-m) @ 8.500 rpm
Sistema de lubrificação Cárter húmido
Tipo de embraiagem Húmida, Multidisco
Sistema de ignição TCI
Sistema de arranque Eléctrico
Sistema de transmissão Sincronizada, 6 velocidades
Transmissão final Corrente
Consumo de combustível 5,5 l/100km
emissões CO2 127 g/km

Chassis

Quadro Diamante
Curso dianteiro 137 mm
Ângulo do avanço de roda 25º
Trilho N/A
Sistema de suspensão dianteira Forquilha invertida Kayaba
Sistema de suspensão traseira Amortecedor Ohlins totalmente ajustável
Curso traseiro 130 mm
Travão dianteiro Disco duplo hidráulico, Ø 298 mm
Travão traseiro Monodisco hidráulico, Ø 245 mm
Pneu dianteiro 120/70ZR17M/C (58W) (Tubeless)
Pneu traseiro 180/55ZR17M/C (73W) (Tubeless)

Dimensões

Comprimento total 2.075 mm
Largura total 815 mm
Altura total 1.120 mm
Altura do assento 820 mm
Distância entre eixos 1.440 mm
Distância mínima ao solo 135 mm
Peso (incluindo óleo e gasolina) 193 kg
Capacidade Dep. Combustível 14 L
Capacidade Dep. Óleo 3,4 L

 

Concorrência

Kawasaki Z900 / 948cc / 125 CV / 210 Kg / 9.995 eur

MV Agusta Brutale / 798cc / 116 CV / 175 Kg / 13.800 eur

Triumph Street Triple RS / 765cc / 121 CV / 166 Kg / 12.500 eur

 

Galeria de Imagens

cetelem

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

últimas MOTO+
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png

Facebook

Instagram

Follow Me on Instagram
  • https://www.motosport.com.pt/motocross/supercross/arenacross-uk-hugo-basaula-quarto-birmingham/

    motosport_oficial: "https://www.motosport.com.pt/motocross/supercross/arenacross-uk-hugo-basaula-quarto-birmingham/"
    91
    4
  • Matthias Walkner vence Dakar2018 em KTM - leia no site www.motosport.com.pt #walkner#matthias#matthiaswalkner#ktm#ktmracing#dakar#dakar2018#redbull#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Matthias Walkner vence Dakar2018 em KTM - leia no site www.motosport.com.pt #walkner#matthias#matthiaswalkner#ktm#ktmracing#dakar#dakar2018#redbull#motosport#motosport_oficial"
    71
    0
  • Eli Tomac vence 1o Triple Crown (AMA Supercross) Leia no site www.motosport.com.pt #elitomac#tomac#ama#amasupercross#triplecrown#anaheim#kawasaki#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Eli Tomac vence 1o Triple Crown (AMA Supercross)
Leia no site www.motosport.com.pt #elitomac#tomac#ama#amasupercross#triplecrown#anaheim#kawasaki#motosport#motosport_oficial"
    67
    1
  • Yamaha apresenta nova M1 de MotoGP na próxima 4a feira - leia no site www.motosport.com.pt #yamaha#yamaharacing#yamahamotogp#yamaham1#yamaha 2018#motogp2018#motogp#vakentinorossi#rossi#maverickvinales#vinales#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Yamaha apresenta nova M1 de MotoGP na próxima 4a feira - leia no site www.motosport.com.pt #yamaha#yamaharacing#yamahamotogp#yamaham1#yamaha 2018#motogp2018#motogp#vakentinorossi#rossi#maverickvinales#vinales#motosport#motosport_oficial"
    110
    0
  • Troféu Airoh premeia pilotos mais rápidos em cada prova do Campeonato Nacional Enduro 2018 - leia no site www.motosport.com.pt #airoh#trofeuairoh2018#cnenduro#enduro#motosport#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Troféu Airoh premeia pilotos mais rápidos em cada prova do Campeonato Nacional Enduro 2018 - leia no site www.motosport.com.pt #airoh#trofeuairoh2018#cnenduro#enduro#motosport#motosport_oficial"
    18
    0
  • Nexx- uma das unidades da fábrica da Nexx na Anadia, sofreu um incêndio grave, cujas causas não são ainda conhecidas, leia no site www.motosport.com.pt #nexx#incendionexx#motosport_oficial

    motosport_oficial: "Nexx- uma das unidades da fábrica da Nexx na Anadia, sofreu um incêndio grave, cujas causas não são ainda conhecidas, leia no  site www.motosport.com.pt #nexx#incendionexx#motosport_oficial"
    49
    2
  • #Kawasaki #VulcanS #MotoSport

    motosport_oficial: "#Kawasaki #VulcanS #MotoSport"
    73
    1
  • #ValentinoRossi #Yamanha #Silverstone

    motosport_oficial: "#ValentinoRossi #Yamanha #Silverstone"
    74
    1
  • #MiguelOliveira #RedBullKTMAjo #MotoSport

    motosport_oficial: "#MiguelOliveira #RedBullKTMAjo #MotoSport"
    296
    0
  • #Diadosnamorados #Valentinday #motsportportugal #MarcMarquez

    motosport_oficial: "#Diadosnamorados #Valentinday #motsportportugal #MarcMarquez"
    202
    1