Ensaio MV Agusta Stradale 800 “Urban Attack” (Com vídeo) - MotoSport
MotoSport
  • Home
  • Moto GP
  • Motocross
  • Enduro
  • TT
  • Trial
  • Velocidade
No Result
View All Result
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistacarros
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
MotoSport
  • Home
  • Moto GP
  • Motocross
  • Enduro
  • TT
  • Trial
  • Velocidade
No Result
View All Result
MotoSport

Ensaio MV Agusta Stradale 800 “Urban Attack” (Com vídeo)

Virgílio Machado por Virgílio Machado
31 Maio, 2017
em Ensaios, MOTO+, Moto+ Destaque, Moto+ Estrada
A A
Ensaio MV Agusta Stradale 800 “Urban Attack” (Com vídeo)

Share on FacebookShare on Twitter

Ensaio realizado e escrito por Pedro Rocha dos Santos

Quisemos rever a MV Agusta Stradale 800, agora que as Sport Tourers estão cada vez mais na moda e percebermos exactamente todo o potencial de um excelente exemplo neste segmento e que nos é proposto pela MV Agusta desde 2015.

mv_stradale17

Artigos relacionados

Tampas GB Racing para a Ducati Panigale V4

2 Setembro, 2025
3 milhões de motos vendidas na Europa em 2024!

3 milhões de motos vendidas na Europa em 2024!

27 Fevereiro, 2025

[ninja_forms_modal_form id=5 image_link=’http://motosport.com.pt/wp-content/uploads/2016/09/botao_1.jpg’]    [ninja_forms_modal_form id=9 image_link=’http://motosport.com.pt/wp-content/uploads/2016/09/botao_2.jpg’]

Diferente da Rivale nas suas dimensões, na ciclística e no novo desenho do quadro, a Stradale é uma moto impactante pelo seu design original, onde mantém como principal elemento estético e ex-libris da marca que são, para além da sua sigla tantas vezes campeã do mundo, as 3 ponteiras de escape, neste caso a fazer jus ao tricílindrico em linha de 800 cc.

A MV Agusta Stradale foi uma mota desenvolvida de raíz pelo CRC, Claudio Castiglioni Research Center, tendo por base a sua, mais supermotard, Rivale e fazendo evoluir a sua ciclística no sentido de que a moto melhorasse a facilidade de colocação em curva e a maior estabilidade a alta velocidade. O conceito de inspiração, assumido pelo próprio director da MV Agusta, Paolo Bianchi, foi a Ducati Hyperstrada e daí deriva o nome dado ao modelo de Stradale.

thumbnail_mv_stradale9

Na Stradale o que salta logo à vista para além do belíssimo escape são de facto as suas malas laterais, que não são uma opção mas de origem e que fazem parte integrante do conceito. Perfeitamente integradas no design e nas linhas gerais da moto deixando “respirar” a traseira e dando um toque de enorme originalidade ao modelo.

O look Sport da Stradale está expresso em todos os elementos da sua ciclística fazendo dantever um temperamento agressivo e de quem quer chegar rápido a qualquer lugar. Mais de que uma Tourer, assim identificada pela MV , para nós a Stradale, parece-nos mais uma desportiva confortável para utilização urbana.

Test Drive

A Stradale é uma moto alta, quase a fazer lembrar uma moto de “enduro” pela sua posição chegada à frente sobre um guiador ao estilo “supermotard”. Imediatamente nos apercebemos que a Stradale vai-nos levar para uma dimensão e uma experiência de pilotagem para a qual vamos ter que mudar o “chip” de Tourer para Sport.

Assim que arrancamos o Tricilíndrico da Stradale, o cantar dos seus escapes identifica de imediato a genética MV. Já de acordo com as normas Euro 4, em termos de ruído e emissão de gases, a Stradale não deixa de mostrar toda a sua personalidade “vocal” quando decidimos deixarno-nos levar pelo entusiasmo em cada subida rápida de rotação.

O painel digital fornece-nos toda a informação necessária, inclusivé de nível de combustível. A electrónica e o ride by wire oferecem 4 mapas de motor, normal, rain e sport para além de um último programável.

Em termos de electrónica a Stradale permite todo o tipo de ajustamentos; 8 modos de controle de tração, 2 níveis de travão de motor, 2 níveis de corte de ignição à rotação máxima, soft e hard, 3 níveis de sensibilidade de acelerador e 2 níveis de resposta de motor.

 

O Quickshift funciona na perfeição e a passagem de caixa a alta rotação faz quase lembrar uma moto de pista. A embraiagem deslizante em perfeita harmonia com o Quickshift permite-nos passagens sem ruidos estranhos de caixa ou o eventual derrapar da traseira da Stradale nas reduções. Um pormenor técnico muito bem desenvolvido pela MV Agusta.

Na posição Sport a Stradale é uma verdadeira “arma mortífera” e faz-nos querer fazer explorar todas as suas potencialidades. Entusiasmante, por isso, a sua condução e, ou controlamos a nossa adrenalina, ou rápidamente correremos o risco de ver alguns pontos arrestados na nossa carta de condução…

Em termos de proteção aerodinâmica a Stradale incorpora um pequeno vidro, regulável manualmente em altura que, que retira alguma da pressão de ar no peito do condutor mas, é mais um elemento estético dentro do conceito “Tourer”.

A Stradale monta excelentes suspensões à frente e atrás, um mono-amortecedor Sachs regulável atrás e uma suspensão Marzochi totalmente ajustável, ambos com um curso de 150mm.

A travagem é assegurada por uns super eficazes travões Brembo, com ABS da Bosch e com uma função RLM ( Rear Wheel Lift Up Mitigation ). Discos de 320 mm na frente com pinças de 4 pistons e disco de 220mm atrás com pinça de 2 pistons.

As jantes são de efeito estético muito bem conseguido sobretudo a traseira que foi especialmente desenhada para a Stradale.

 O Motor

O tricilíndrico de 800cc da Stradale foi desenvolvido inteiramente pela MV Agusta e é o 3 cilindros mais potente e com desempenho mais vibrante do mercado. O peso de apenas 52 kg tem sido a referência para muitos fabricantes e há que destacar que inclui os circuitos de refrigeração e lubrificação com as respectivas bombas no seu interior. Os 115 cv da Stradale em modo Sport estão sempre disponíveis desde baixas rotações mas manifestam-se de forma vigorosa a partir das 3.000 rpm atingindo a potência máxima às 11.000 rpm. Em modo Normal e Rain o motor corta a potência para os 90cv.

 

A caixa de 6 velocidades suave e bem escalonada beneficia do sistema EAS ( Electronicaly Assisted Shift ). O escape aumentou para quase 3 litros o seu volume contribuindo para a optimização de desempenho do fantástico tricilíndrico da MV Agusta. A aceleração até às 12.000 rpm é vibrante e poderosa, altura em que actua o corte de ignição.

Adaptação

Como referimos anteriormente a MV Agusta Stradale está mais perto de uma moto Sport do que de uma Tourer. Poderíamos talvez inseri-la numa classe especial de “Sport Urban Light Tourer” dado que é uma moto fácil de levar, cheia de potência, com uma ciclística excepcional, que curva e trava como uma moto Sport e que garante passeios emocionantes de um dia ou de fim de semana. Definitivamente não será uma Tourer na sua plenitude pois as suas características não se enquadram directamente no conceito.

O banco algo rijo e estreito, de ergonomia e estética perfeitas, certamente não se adaptará à fisionomia de todos os condutores, não permitindo por isso o conforto necessário para tiradas nem viagens muito longas. Existe no mesmo um elemento estético, de uma rigidez questionável, que penaliza fortemente o conforto de quem conduz e também do pendura. Aconselhamos por isso que seja revista esta realidade e que eventualmente a opção de um banco mais confortável possa ou deva ser considerada desde início… e aí a Stradale torna-se uma moto perfeita.

A adaptação não é imediata mas progressiva. Em muitas situações dei por mim com a sensação de estar numa potente moto de enduro ou numa mega Supermoto já que devemos considerar que o estatuto e designação de Hypermoto pertence à Ducati. Pouco a pouco somos obrigados a rendermo-nos ao forte carácter da Stradale e a “re-programar “ a nossa condução para tirarmos todo o partido do seu grande temperamento .

Definitivamente entendo que na Stradale, os 4 quatro mapas de motor se poderiam resumir em apenas um e que estaria sempre bem legível no mostrador digital, Urban Attack, pois essa é a atitude que nos incute a MV Agusta Stradale.

Qualidade

Que dizer sobre a qualidade de qualquer MV Agusta… irrepreensível, evidentemente. Todos os pormenores da moto italiana são de altíssima qualidade, fazendo referência à exclusividade associada à marca e obviamente ao posicionamento que tem em relação à sua concorrência. Um dos pormenores que mais marcam a Stradale são de facto as suas malas laterais, elementos de um design belíssimo, com fechos práticos e materiais de altíssima qualidade, que apenas pecam pela sua baixa volumetria. De destacar que as mesmas integram, de forma estéticamente bem conseguida, as luzes de presença e de stop da moto, luzes essas que ao se retirarem as malas são automáticamente substituídas por outras integradas na própria moto, ocultas pelas malas e de desenho semelhante.

Equipamento e Opções

A MV Agusta propõe um extenso catálogo de acessórios e opções para a Stradale, nomeadamente bancos mais confortáveis ou racing, sacos e malas, uma série de elementos em carbono que darão um toque ainda mais exclusivo à Stradale. Recomendamos talvez um banco mais confortável para quem pretenda fazer uma utilização diária da sua Stradale e uma top case onde se possa colocar um capacete integral, sacrificando um pouco da estética da moto ao conceito prático.

Ensaio realizado e escrito por Pedro Rocha dos Santos

Características (* )

Tipo de motor – 3 cilindros em linha, 4 tempos, 12 válvulas.

Cilindrada – 798cc

Bore Stroke – 79 mm / 54,3 mm

Compressão – 12.3:1

Potência máxima CE – 115 CV (84,5 kW) @ 11.000 rpm

Binário máximo CE – 78,5 Nm @ 9.000 rpm

Sistema alimentação –

Injecção electrónica MVICS Motor & Vehicle / Integrated Control System

Escape – 3 em 1, 3 ponteiras

Transmissão Final – Por corrente

Embraiagem – Assistida , multidisco e deslizante

Caixa de velocidades – 6-velocidades com QuickShifter

Quadro – Treliça e Aluminio berço duplo

Braço oscilante – Monobraço em liga de alumínio 150mm de curso

Roda dianteira – Liga de alumínio fundido multi-raios 17 x 3.5 in

Roda traseira – Liga de alumínio fundido multi-raios 17 x 3.5 in

Pneu dianteiro – 120/70 ZR17

Pneu traseiro – 180/55 ZR17

Suspensão dianteira – Marzocchi 43 mm upside down com ajuste extensão, em pré-carga e hidraulico, curso de 150 mm

Suspensão traseira – Sachs Monoshock com ajuste de pré-carga e hidraulico, 150 mm de curso da roda traseira

Travão dianteiro – Duplo disco de 320 mm, Brembo radiais de 4 pistons de 32mm

Travão traseiro – Único disco de 220 mm disc, Brembo 2-pistons de 34mm

Painel de instrumentos e funções – LCD multi-funcional com velocímetro digital, e modos de aceleração, controle de tracção, computador de bordo, tacómetro, indicador de gasolina com interruptores de controle nos punhos.

stradale_800_3-jpg__1024x768_q85_crop

Dados Gerais

Comprimento total – 2130 mm

Largura (sem espelhos) – 890 mm

Altura do banco – 870 mm

Distância entre eixos – 1460 mm

Distancia ao solo – 125 mm

Altura – N.D. mm

Peso em seco – 181 Kg

Capacidade do depósito – 16.0 L

Preço – 13.990,00 €

(*) informação do representante

Mais informações sobre a MV Agusta Stradale 800 AQUI

Concorrência

As referências do segmento das Sport Tourers Hypermotard não são muitas. À partida temos a Hyperstrada da Ducati e a Aprilia Dorsoduro 1200 .

 

Ducati Hyperstrada
Aprilia Dorsoduro 1200

Tags: EnsaiosMV AgustaStradale 800Testes
Virgílio Machado

Virgílio Machado

Artigos relacionados

Ensaios

Tampas GB Racing para a Ducati Panigale V4

por Paulo Araújo
2 Setembro, 2025
3 milhões de motos vendidas na Europa em 2024!
MOTO+

3 milhões de motos vendidas na Europa em 2024!

por Ricardo Ferreira
27 Fevereiro, 2025
Próximo artigo

Conheça os vencedores do Passatempo Jack Reacher

MotoGP – VÍDEO: 2006, um ano inesquecível para Nicky Hayden

MotoGP - VÍDEO: 2006, um ano inesquecível para Nicky Hayden

Please login to join discussion
  • Novidades
  • Tendências
  • Comentários
Carlos Ezpeleta fala dos destinos da Moto2 e Moto3

MotoGP – O futuro, segundo Carlos Ezpeleta

25 Dezembro, 2025
Boas Festas e um excecional Ano Novo 2026 a todos os nossos leitores

Boas Festas e um excecional Ano Novo 2026 a todos os nossos leitores

25 Dezembro, 2025
MotoGP: Maverick Viñales ‘arrepende-se’  de ter deixado a Yamaha

MotoGP: Maverick Viñales ‘arrepende-se’ de ter deixado a Yamaha

23 Dezembro, 2025
MotoGP: Claudio Domenicalli fala sobre o investimento da Ducati

MotoGP: Claudio Domenicalli fala sobre o investimento da Ducati

23 Dezembro, 2025
MotoGP- Reviravolta com Oliveira na Honda

MotoGP- Reviravolta com Oliveira na Honda

8 Setembro, 2025
MotoGP: Reviravolta? Miguel Oliveira pode ter vaga em 2026

MotoGP: Reviravolta? Miguel Oliveira pode ter vaga em 2026

28 Agosto, 2025
MotoGP: Paolo Campinoti (Pramac) faz revelações ‘desconfortáveis’ sobre Marc Márquez

MotoGP: Paolo Campinoti (Pramac) faz revelações ‘desconfortáveis’ sobre Marc Márquez

16 Outubro, 2025
MotoGP, Miguel Oliveira (P17): “O Fermín recebeu o castigo que merecia”

MotoGP, Miguel Oliveira (P17): “O Fermín recebeu o castigo que merecia”

20 Julho, 2025
2020, ano do corona, de desenlaces e outros vírus.   Por: João Pais

2020, ano do corona, de desenlaces e outros vírus. Por: João Pais

75

A demanda de D. Miguel. Por João Pais

63
Valentino, de Tavullia e do mundo inteiro. Por João Pais

Valentino, de Tavullia e do mundo inteiro. Por João Pais

40
Os Manos. Por João Pais

Os Manos. Por João Pais

28

Sobre

Especialistas em Motos, MotoGP, MXGP, Enduro, SuperBikes, Motocross, Trial

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

Miguel Oliveira Motas Moto2 Moto3 MotoGP Motos Mundial de Superbikes MX2 MXGP Off Road Rally Dakar

GRUPO V

Motosport ES
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2024 Motosport copyright

No Result
View All Result
  • Home
  • Moto GP
  • Motocross
  • Enduro
  • TT
  • Trial
  • Velocidade

© 2024 Motosport copyright