A Nova Piaggio Libertty I-Get

Por a 18 Janeiro 2017 11:12

Elegante, leve e de fácil condução o mais recente modelo Piaggio destaca-se pela qualidade de construção, consumo reduzido e performance brilhante e equipada com o novo motor Euro 4 (Piaggio I-Get). 19 anos depois do lançamento do primeiro modelo e com mais de 900 mil unidades vendidas em todo o mundo, a nova Liberty foi completamente renovada, apesar de manter os valores que inspiraram o modelo original surge como um veículo leve e robusto, de fácil condução e com um desempenho excecional.

Apostando na tecnologia ao serviço da segurança, a nova Piaggio Liberty incorpora de série sistema de travagem ABS (na versão 125) compatível com o Euro 4. Mais do que uma simples evolução, esta nova Liberty, é uma scooter completamente nova e tecnologicamente avançado, mantendo contudo a coerência com as suas origens. As dimensões da nova Liberty foram aumentadas tornando-a mais confortável e segura, graças ao diâmetro superior da roda dianteira. Neste novo modelo permanece inalterado o peso, a facilidade de condução e o seu inconfundível charme.

A família de motores Piaggio I-Get Euro 4 na versão refrigerada a ar é introduzida pela primeira vez na Liberty. Os novos motores, com níveis de qualidade e fiabilidade superiores, garantem um consumo e emissões inferiores, graças ao desenho de natureza modular que aumenta a eficiência de cada parte individualmente a fim de contribuir para maximizar o desempenho. A Liberty está disponível em duas versões (50 e 125 cc) e neste novos motores a 4 tempos a Piaggio dedicou grande atenção aos detalhes já que desde o escape até ao filtro de ar, tyudo desenhado e pensado para tornar a condução mais suave e silenciosa.

Piaggio I-Get 125 cc é um motor monocilindro, completamente novo, tanto em termos de componentes mecânicos como de gestão eletrónica. Especial destaque para o novo motor de arranque (70% mais silencioso) e para a cobertura da caixa de velocidades (que reduz o ruído e aumenta a rigidez).

Um cuidado especial foi ainda dedicado ao desenvolvimento da nova embraiagem cujas características maximizam o prazer de condução ao proporcionar uma aceleração mais suave no típico “pára-arranca” do trânsito citadino. O escape, também é novo e torna o motor mais silencioso. Com um quadro com uma estrutura sólida de suporte único em aço tubular com elementos de chapa de metal prensados. A nova rigidez torsional (+15%) e longitudinal (aumentada em 17%) garantem uma melhor maneabilidade e estabilidade de condução aumentando a sensação de controlo absoluto do veículo.

Na parte dianteira, a Liberty conta com uma forquilha telescópica hidráulica que opera com geometria renovada. O amortecedor traseiro único de acção dupla, ajustável na pré-carga da mola, permite que esta scooter se adapte ao peso do condutor e do passageiro. Outras das novidades é a roda dianteira que passou de 15’’ para 16’’. Já o aro traseiro de 14’’ integra um generoso pneu de 100/80, garantindo estabilidade e aderência mesmo em velocidades mais elevadas, sem comprometer a sua agilidade.

O sistema ABS está apenas disponível na versão 125cc e foi desenvolvido pela Piaggio em parceria com a Bosh e evita que a roda dianteira bloqueie nas paragens súbitas ou em superfícies escorregadias. Em todas as versões incluindo a 50 cc o sistema de travagem é constituído por um disco dianteiro de 240 mm e um tambor traseiro de 140 mm.

A carenagem frontal é agora mais protetora, os faróis dianteiros são em LED. O novo guiador integra novos comandos de controlo de luzes e a nova instrumentação eletrónica integra um display LCD com controlo no guiador. Na zona do porta luvas, graças ao deslocamento da bateria, o espaço foi praticamente duplicado, passando de 2 para 4 litros. Também o espaço para armazenamento de carga ou capacete localizado sob o assento aumentou passando de 12,5 para 17 litros.

A nova Piaggio apresenta-se em duas configurações: a clássica, dedicada aos condutores mais maduros, disponível em branco, azul e castanho e a desportiva (Liberty S) que se destaca pelas cores mais ousadas (vermelho e prateado) preferidas por condutores mais jovens e dinâmicos.

 

Piaggio Liberty 125 – Especificações Técnicas
Motor Monocilindro, 4 tempos, Piaggio i-get
Cilindrada 124.5 cc
Curso x Diâmetro 52 mm / 58.6 mm
Potência Máxima 8 kW / 7500 rpm
Binário Máximo 11 Nm / 6000 rpm
Distribuição Árvore de cames única á cabeça (SOHC) – 3 válvulas
Sistema de arrefecimento Ar
Alimentação de combustível Injeção eletrónica
Lubrificação Carter de óleo
Sistema de arranque Arranque elétrico
Caixa de velocidades Variador automático (CVT)
Embraiagem Automática centrifuga a seco
Quadro Estrutura de berço único tubular em aço com reforços em chapa prensada
Suspensão dianteira Forquilha telescópica hidráulica, 76 mm de curso
Suspensão traseira Monoamortecedor hidráulico, mola ajustável em 5 posições de pré carga, 74.5 mm de curso
Travão dianteiro Disco de Ø 240 mm assistido por uma pinça flutuante de dois pistons de Ø 25.4 mm – Sistema ABS
Travão traseiro Tambor de 140 mm
Pneu dianteiro Pneu Tubeless 90/80 – 16”
Pneu traseiro Pneu Tubeless 100/80-14”
Comprimento 1945 mm
Largura 690 mm
Altura assento 787 mm
Distância entre eixos 1340 mm
Capacidade depósito 6 litres
Norma emissões Euro 4

 

 

Piaggio Liberty 50 – Especificações Técnicas
Motor Monocilindro, 4 tempos, Piaggio i-get
Cilindrada 50 cc
Diâmetro x curso 39 mm / 41.8 mm
Potência máxima 2.4 kW / 7500 rpm
Binário máximo 3.1Nm / 7250 rpm
Distribuição Árvore de cames única á cabeça (SOHC) – 3 válvulas
Sistema de arrefecimento Ar
Alimentação de combustível Injeção eletrónica
Lubrificação Carter de óleo
Sistema de arranque Elétrico
Caixa de velocidades Variador automático (CVT)
Embraiagem Automática centrifuga a seco
Quadro Estrutura de berço único tubular em aço com reforços em chapa prensada
Suspensão dianteira Forquilha telescópica hidráulica, 76 mm de curso
Suspensão traseira Monoamortecedor hidráulico, mola ajustável em 4 posições de pré carga, 73.5 mm de curso
Travão dianteiro Disco de Ø 240 mm assistido por uma pinça flutuante de dois pistons de Ø 25.4 mm
Travão traseiro Tambor de 140 mm
Pneu dianteiro Pneu Tubeless 90/80 – 16”
Pneu traseiro Pneu Tubeless 100/80-14”
Comprimento 1945 mm
Largura 690 mm
Altura assento 780 mm
Distância entre eixos 1370 mm
Capacidade do depósito 6 litros (including 1.5 litre reserve)
Norma emissões Euro 4

Mais Informações AQUI

Deixe um comentário

Please Login to comment
Ensaios
últimas Ensaios
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png