MXGP Portugal, Tim Gajser: “É óptimo ter a placa vermelha”

Por a 6 Maio 2024 12:30

Tim Gajser, da equipa HRC, assumiu a liderança no Campeonato do Mundo de MXGP 2024 em Águeda, saindo do fim de semana com uma vantagem de 14 pontos sobre o seu adversário mais próximo.

Depois de conquistar a vitória na corrida de qualificação no sábado, Gajser como todos os seus adversários teve de enfrentar um circuito extremamente lamacento em ambas as corridas. Com a chuva a cair forte durante toda a primeira corrida, Gajser lutou muito por cada centímetro, equilibrando ataque e defesa, ao mesmo tempo que lutava contra a lama. No final, ele conseguiu uma vitória confortável, já que a pista fez várias vítimas, colocando-o numa situação virtual de placa vermelha quando a contagem de pontos foi totalizada após a primeira moto.

Mais uma vez, o #243 fez uma ótima largada na segunda corrida, mas ao se aproximar da linha do holeshot, escorregou na lama escorregadia e por pouco evitou ser atingido pelo resto dos pilotos. Regressou em último lugar e começou a tentar abrir caminho. No final da primeira volta completa, o esloveno tinha chegado ao 13º lugar , mas o factor de risco é sempre elevado ao fazer ultrapassagens na lama profunda e, infelizmente, uma saída fora da pista custou-lhe alguns lugares na terceira volta. O piloto de fábrica da Honda não se deixou intimidar, recuperando gradualmente para chegar ao 10º lugar na bandeira quadriculada.

“Claro que é ótimo conseguir a placa vermelha depois de todo o trabalho que fizemos e liderar o campeonato do mundo. Conseguir o pódio (3º) depois daquela segunda corrida foi uma surpresa. Cometi muitos erros, o que é frustrante, pois tive uma largada muito boa antes do primeiro erro e a partir daí foi apenas sobrevivência. Também foi uma pena porque a primeira corrida foi muito boa para mim. Consegui o holeshot e tive uma boa batalha pela liderança e acabei por vencer em condições realmente difíceis. Depois de subir ao pódio, vencer duas das três corridas no fim de semana e conseguir a placa vermelha, só tenho que estar feliz com este fim fim de semana.” Disse Tim Gajser.

De Portugal o campeonato do mundo segue para Espanha para a sexta ronda e depois para norte, para St Jean D’Angely, para o Grande Prémio de França, de 18 a 19 de maio. O Grande Prémio da Galiza inaugurará o circuito de Lugo no próximo fim de semana.

Campeonato de MXGP 2024 (após 5 de 20 rondas)

1. Tim Gajser (ESL), Honda, 252 pontos

2. Jorge Prado (ESP), GÁSGAS, 238

3. Romain Febvre (FRA), Kawasaki, 220

4. Jeffrey Herlings (HOL), Red Bull KTM Factory Racing, 198

5. Pauls Jonass (LET), Honda, 192

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x