MXGP França: Herlings fecha fim-de-semana a vencer

Por a 19 Maio 2024 22:17

Com um resultado de 1-4, Tim Gajser (Honda) venceu o Grande Prémio de França em St. Jean-d’Angély. O esloveno recuperou a posição de líder do campeonato do mundo, numa prova em que Jorge Prado deu-se mal com a lama e onde Jeffrey Herlings voltou a triunfar depois de um longo hiato afastado das vitórias.

O herói local Romain Febvre (Kawasaki) deixou o acelerador aberto durante mais tempo na lamacenta reta de partida e fez o holeshot à frente do seu companheiro de equipa Jeremy Seewer. Foi seguido por Pauls Jonass e por Tim Gajser.

Jeffrey Herlings e Gajser conseguiram rapidamente ultrapassar Seewer, enquanto Febvre seguia a bom ritmo na frente. A meio da corrida, Gajser partiu para um sprint intermédio para reduzir a diferença para Herlings e para o segundo lugar. Nesta altura da corrida, o esloveno estava no caminho certo para ganhar o Grande Prémio. Mas numa descida íngreme Gajser perdeu o controlo da Honda num dos sulcos profundos, caiu e baixou ao 6º lugar. “Bati em linhas diferentes com a roda dianteira e traseira e voei. Depois disso, os meus óculos de proteção estavam molhados e enlameados e tive sérios problemas de visão”, explicou Gajser mais tarde.

Febvre, que tinha sofrido uma lesão dolorosa no polegar no sábado, foi repetidamente retido pelos pilotos retardatários que lhe dificultavam a ultrapassagem. “Não foi justo, parece que estavam a lutar contra mim e atrasaram-me”, explicou após a corrida.

No final, Jeffrey Herlings seguiu a todo o gás para uma justa vitória, voando literalmente com a KTM sobre a lama e os sulcos. Na última volta, “The Bullet” colocou todos os ovos no mesmo cesto, acelerou numa das últimas descidas e passou o francês por fora para assumir a liderança. Herlings venceu a segunda manga com uma vantagem de 6,9 segundos sobre Febvre e o letão Pauls Jonass.

Jorge Prado (GASGAS) que não gosta de lama, arrancou em 7º lugar nesta segunda corrida e terminou também em 7º lugar. Com Gajser em sexto e Prado em sétimo, o atual campeão perdeu novamente a liderança do campeonato do mundo.

Após três fins de semanas consecutivos, o MXGP faz agora uma pausa de duas semanas, regressando à ação no primeiro fim de semana de junho com o Grande Prémio da Alemanha.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x