Motocross: Faz hoje 21 anos que Rui Gonçalves se estreou no campeonato do mundo

Por a 16 Setembro 2022 23:00

No dia 16 de Setembro de 2001, Rui Gonçalves iniciou uma carreira internacional no Motocross.

Foi no Grande Prémio de Itália em Castiglione del Lago que o transmontano teve a sua primeira oportunidade de competir no campeonato do mundo de MX na classe 125cc.

Com apenas 16 anos de idade, o piloto de Vidago não se conseguiu apurar para a corrida de domingo mas sem dúvida que colocou a ”primeira pedra” num caminho que viria a ter como ponto alto o título de vice-campeão do mundo de MX2 em 2009.

Depois da sua estreia, RG disse à MotoJornal: “Estava muito nervoso, visto que era a minha estreia em provas do campeonato do mundo. Ainda fui à super-repescagem, em que se apuraram os seis primeiros, mas não consegui melhor que o 11.º posto.”

Duas semanas após esta corrida, Gonçalves representou Portugal no Motocross das Nações em Namur. Aos comandos de uma Honda oficial da equipa Martin Honda, Rui brilhou com um fantástico 6.º posto na corrida de qualificação da classe 125cc.

Para a história ficou o 8.º lugar conquistado por Rui Gonçalves, Paulo Gonçalves e Joaquim Rodrigues, o melhor resultado de sempre do nosso país no MXON.

Esta prestação viria a revelar-se muito importante para que RG conseguisse um lugar numa equipa, disputando a totalidade do Mundial de MX 125cc em 2002 com a estrutura belga da Yamaha Kurz Casola.

O resto? O resto é história e ainda hoje Rui Gonçalves permanece como um piloto com uma das mais longas carreiras no campeonato do mundo e no Top 3 em número de participações no Motocross das Nações.

:.

(Foto: Rodrigo Castro)

0 0 votes
Article Rating
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x