As mulheres que fizeram história no Offroad português

Por a 8 Março 2022 20:00

Neste Dia Internacional da Mulher, homenageamos as pilotos que ajudaram a escrever a história do motociclismo “Offroad” em Portugal.

Na verdade, o motociclismo em feminino remonta ao início dos anos 80. Nomes como Vera Calado e Vera Lagos participaram em várias edições do campeonato nacional de Motocross.

Nos anos 90, Mónica Almeida Carla Monteiro mantiveram a presença feminina no Motocross português. Joana LemosMariana Portela de Morais e Sónia Catarino “abriram” o caminho no Todo-o-Terreno mas seria Elisabete Jacinto a elevar os resultados das Senhoras nesta disciplina. 

Após inúmeros títulos de campeã nacional de TT, Elisabete montou um projecto para participar no Dakar em África… e se bem o pensou, melhor o fez! 49.ª em 2000 e 56.ª em 2001, a piloto do Montijo ajudou a escrever a história das mulheres no mítico Rally!

Voltando ao Motocross, em 2002 Vanessa Hilário torna-se a primeira a vencer uma prova de Motocross no nosso país: o Troféu Regional Rómoto em Ermidas do Sado!

A piloto do Entroncamento teve uma longa carreira no Nacional de MX e em 2009 e em 2010 foi a primeira portuguesa a competir no campeonato do mundo de Motocross feminino realizando um total de 6 Grandes Prémios!

Nesta modalidade, foi Joana Gonçalves que seguiu as “pisadas” de Vanessa Hilário. A piloto de Bornes de Aguiar conquistou as melhores classificações de sempre de uma mulher no Nacional de MX e avançou para o campeonato do mundo em 2015, conquistando a 13.ª posição final!

O passo seguinte na carreira de Joana Gonçalves foi a transição para o Enduro e rapidamente à transmontana começou a dar nas vistas. Campeã nacional em 2018, 2019, 2020 e 2021 a piloto oficial da Husqvarna conquistou o 5.º posto no Mundial de Senhoras nos últimos três anos!

Rita Vieira é outra das senhoras que tem protagonizado o Enduro e o TT português. A portuense foi a primeira mulher a acabar a Extrene XL Lagares e também a única a representar duas seleções de Portugal, a de Trial e a de Enduro. Além disso, em 2014 e 2015 foi campeã mundial de Bajas!

Fique com as fotos de algumas mulheres que marcaram o Offroad em moto nos últimos 40 anos em Portugal!

Fique com as fotos de algumas mulheres que marcaram o Offroad em moto nos últimos 40 anos em Portugal!

No início dos anos 80, Vera Calado (86 no centro da foto) era piloto de Motocross apoiada pela Camel ao lado de grandes nomes como Fernando Neves, Rui Carvalho e António Oliveira
Joana Lemos
Mariana Portela de Morais
Sónia Catarino
Elisabete Jacinto no início da sua carreira
Elisabete Jacinto foi a única portuguesa a participar e a terminar o Dakar em moto
Liliana Calado venceu a Taça do Mundo de Bajas na classe Senhoras em 2012
Vanessa Hilário foi a primeira mulher a vencer uma prova de Motocross em Portugal e a primeira lusa a participar no campeonato do mundo de Motocross feminino
Em 2015, Joana Gonçalves foi a primeira portuguesa a pontuar no campeonato do mundo de Motocross na classe Senhoras
Rita Vieira foi vice-campeã do mundo de Bajas em 2019
Atualmente, Bruna Antunes é uma das principais animadoras da classe Senhoras nos campeonatos nacionais de Enduro e TT
Joana Gonçalves é tri-campeã nacional de Enduro na categoria feminina e a 5.ª melhor a nível mundial
0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x