MotoGP: Poncharal “precisa de Miguel Oliveira”

Por a 4 Setembro 2019 15:00

Desde a decisão de Johann Zarco de deixar a KTM, uma das grandes perguntas no ar tem sido quem substituirá o francês na equipa de fábrica em 2020.

Com a maioria dos principais pilotos já com contratos assinados com fabricantes rivais, a fábrica de boatos rapidamente se voltou para a possibilidade de promover o impressionante estreante da Tech3 Miguel Oliveira.

O português parece a melhor opção competitiva no papel e já tem contrato diretamente com a KTM. Mas a sua partida deixaria a Tech3 ainda pior, com a equipa francesa preparada para uma formação ‘incrível’ em 2020 de Oliveira e do novato Brad Binder.

“Estou muito empolgado e orgulhoso, porque acho que temos uma formação incrível para o próximo ano com Miguel Olivera e Brad Binder”, disse Herve Poncharal, chefe da Tech3, em Silverstone.

“É claro que conheço o Miguel muito bem agora, nunca trabalhei com o Brad Binder, mas tenho um enorme respeito por ele. Ele é um tipo fixe e, mais importante, um piloto incrível.”

“A corrida que ele fez na Áustria foi uma obra de arte. Claramente o seu pacote não era o melhor e ele conseguiu liderar da curva 1 à bandeira. Foi constante volta após volta e não cedu, apesar de provavelmente ter a maior pressão de alguém na grelha, ele é um herói para mim.”

“Miguel e Brad já eram companheiros de equipa no passado, eles gostam e respeitam um ao outro, mas acho que também haverá uma competição forte porque ninguém quer ficar atrás do seu companheiro de equipa.”

“Estou muito feliz com a nossa formação para 2020, mas assim que foi anunciada … Bam! A coisa do Zarco!”

Poncharal foi questionado sobre o futuro de Oliveira “mil vezes” desde então e foi naturalmente uma das primeiras perguntas que ele fez à gerência da KTM.

“Miguel está melhorando, já é a segunda melhor KTM. Mas a missão é de dois anos; primeiro ano para entender e aprender, e segundo ano para entregar”, disse ele. “Então bem se pode imaginar que foi a primeira pergunta que fiz na Áustria, onde Miguel fez uma grande corrida para terminar em oitavo.”

“O Sr. Pierer, o Sr. Trunkenpolz e o Sr. Beirer estavam todos na minha garagem para apoiar, comemorar e felicitar o Miguel e a equipa.”

“Eu disse-lhes: ‘Eu preciso que o Miguel fique aqui!’ E eles me disseram que não tinham planos de movê-lo. Como todos estão sempre a perguntar, eu perguntei novamente por escrito e recebi a mesma resposta por escrito: ‘não temos planos de tirar o Miguel da sua equipa’.

Mas e se, com a pressão mental aliviada após a decisão de sair, Zarco atinar de repente com a RC16 no final da temporada?

Com a KTM parecendo sem pressa em decidir sobre a substituição e Zarco também com poucas alternativas óbvias, alguns rumores sugerem que a porta pode ser mantida aberta caso haja uma inversão de marcha do # 5.

Falando antes de Zarco colidir com Oliveira na corrida de Silverstone, Poncharal respondeu:

Talvez o facto de ele ser ‘livre’ e não sentir que um contrato de dois anos seja muito pesado para ele signifique que ele andará com menos peso nos ombros e aproveite mais. A moto está a melhorar, talvez lhe dê mais sensação.”

“Talvez ele possa rever o seu julgamento … não tenho tanta certeza de que ele fará isso, ou se a KTM estaria disposta a fazê-lo.”

“Mas vimos algumas pessoas casar, divorciar-se e depois casar de novo! Nada é impossível e já vi coisas muito estranhas acontecerem na minha vida. Eu nunca diria nunca!”

Poncharal também deu crédito à KTM pela maneira como lidaram com uma situação tão incomum.

“O Sr. Pierer é muito inteligente, e o que eu gosto na KTM é que eles são muito humanos. Então, quando viram Johann a chegar, quase em lágrimas e pedindo para saír, eles disseram ‘é claro que vamos deixar você sair, nunca pediremos que você ande, se não quiser ‘.

“Eles também lhe disseram que ‘será totalmente pago até o final de 2019, aconteça o que acontecer. Pode parar quando quiser e podemos colocar Mika Kallio na moto. É da sua inteira responsabilidade se deseja terminar a temporada, parar depois de duas ou  três corridas ou o que for ‘.

“Pelo que eu entendo, o Johann decidiu continuar até o final do ano. Logo, nunca se sabe o que pode acontecer durante esse período.”

Deixe um comentário

Please Login to comment
últimas MotoGP
últimas Motosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/logo.png