A Yamaha prepara-se para dar um passo histórico no desenvolvimento da sua moto de MotoGP ao confirmar a estreia oficial do novo protótipo YZR-M1 equipado com um motor V4 em Misano. A grande novidade não está apenas na arquitetura do motor — que marca uma ruptura com décadas de tradição em motores de quatro cilindros em linha —, mas também na escolha de Augusto Fernández como o piloto responsável por pilotar a primeira avaliação em competição da nova máquina.
Após anos de persistência com o motor de quatro cilindros em linha, que trouxe títulos e sucesso a pilotos como Valentino Rossi e Jorge Lorenzo, a Yamaha finalmente cedeu à tendência dominante na grelha. A mudança para um V4 aproxima a marca japonesa de seus principais rivais, nomeadamente a Ducati, KTM, Aprilia e Honda, todos os quais já têm projetos estabelecidos nesta configuração, conhecida pelas suas vantagens em termos de potência, aceleração e dimensões do quadro.
O protótipo fará a sua estreia no Grande Prémio de San Marino no circuito de Misano, e o espanhol Augusto Fernández, foi escolhido para estrear o V4 em competição.
















