A Prima Pramac Yamaha anunciou a contratação da estrela turca Toprak Razgatlioglu para a temporada de 2026 de MotoGP.
O bicampeão do WorldSBK já estava há muito cotado para se transferir para o MotoGP, depois de testar a YZR-M1 da Yamaha como piloto de fábrica da Yamaha WorldSBK, mas uma recente incursão pela BMW Motorrad, com quem conquistou o título mundial de 2024, fez com que esses planos fossem adiados.
Razgatlioglu regressará agora à fábrica da Yamaha na equipa satélite Prima Pramac, de olho na segunda vaga na Monster Energy Yamaha Factory Racing em 2027, quando as regras mudarem para motores de 850 cc com pneus Pirelli e sem dispositivos de altura ao solo.
“Estamos muito felizes por receber o Toprak de volta à família Yamaha”, disse o director-geral da Yamaha Motor Racing, Paolo Pavesio. Toprak, o piloto Yamaha mais vitorioso de sempre em Superbike, provou ser um talento excecional, conquistando o título WorldSBK por duas vezes, o que não é pouca coisa.
A sua transição para o MotoGP é tanto um ‘regresso a casa’ como um novo e entusiasmante desafio, criado com o claro objetivo de crescimento progressivo ao longo do tempo. O seu espírito de luta e determinação combinam na perfeição com a Prima Pramac Yamaha MotoGP Team e com a ousada estratégia da Yamaha no MotoGP, pelo que acreditamos que 2026 é o momento certo para fazer a mudança que muitos fãs esperavam.
O companheiro de equipa de Razgatlioglu será provavelmente um dos atuais pilotos, Miguel Oliveira ou Jack Miller. Oliveira tem um contrato de dois anos, Miller apenas um, mas Miller mostrou melhor ritmo do que Oliveira, lesionado, este ano e é o favorito para manter a sua posição.