Um dos dois pilotos da Pramac Yamaha, Jack Miller ou Miguel Oliveira, terá que abrir caminho quando o campeão de Superbike Toprak Razgatlioglu se transferir para a MotoGP em 2026. Dizem as ‘más linguas’ que tudo aponta contra o português.
Quais pilotos da MotoGP não encontrarão um lugar na categoria principal em 2026? Esta também é uma pergunta feita pelos gestores de equipa no Campeonato Mundial de Superbike, que gostariam de garantir um deles.
Um dos dois pilotos da Pramac Yamaha, Jack Miller ou Miguel Oliveira, perderá o emprego quando o campeão de Superbike Toprak Razgatlioglu se transferir para a MotoGP em 2026. Atualmente, tudo aponta contra o português. Desde então, vazou a informação de que a Yamaha poderia se desfazer dele caso fosse o pior classificado dos quatro pilotos até as férias de verão.
Ora acontece que Jack Miller soma 31 pontos e ocupa o 16º lugar, enquanto o português soma apenas 3 pontos no 23º lugar, após oito fins de semana e, muito devido à sua prolongada ausência por lesão. Será necessária uma grande melhora no desempenho para que Oliveira vire esse ranking a seu favor nos quatro eventos antes das férias de verão em Mugello, Assen, Sachsenring e Brno.
– “Toprak é uma grande adição à MotoGP”, afirmou Oliveira. “Ele é bem-vindo e será emocionante vê-lo. Ele traz algo diferente para este campeonato; estou ansioso para ver como ele se sai com a moto. Se a Yamaha precisar abrir espaço para acomodar Toprak, então verei onde ficarei — essa é a decisão deles. A minha temporada não começou como eu gostaria. Fiquei longe das pistas por um longo tempo em vez de conhecer a moto. Claro, sinto a pressão; só os resultados importam. Preciso mostrar as minhas qualidades antes das férias de verão.”
Se Oliveira perder a sua vaga na MotoGP, várias equipas de Superbike estarão interessadas em contratá-lo. É bem possível que as equipas de fábrica da BMW e da Honda estejam entre elas, já que o piloto de 30 anos já venceu 17 Grandes Prêmios, cinco deles na categoria principal.
Sobre o Campeonato Mundial baseado em categorias de produção, Miguel diz: “Eu assisto às corridas de Superbike; é um desporto completamente diferente da MotoGP.”
O contrato de Jack Miller com a equipa expira no final do ano, enquanto o de Miguel Oliveira permanece ativo. Porém… será isso suficiente para manter o português na equipa de Paolo Campinoti?