Enquanto o vice-campeão e companheiro de equipa da Ducati Lenovo, Pecco Bagnaia, passou todo o dia a analisar a Desmosedici, Marc Marquez deixou-se levar por um ataque ao tempo mais rápido no último momento do primeiro dia.
Nos últimos dez minutos do dia quente, o piloto espanhol fez os melhores tempos do sector. Na sua terceira tentativa, Marc Marquez reduziu em mais de meio segundo o tempo do seu irmão – primeiro lugar para o seis vezes Campeão do Mundo de MotoGP.
Em declarações, segundo o site https://www.speedweek.com, Marc Márquez falou sobre o desempenho do seu irmão ao longo do primeiro dia em Buriram.
– O Alex foi muito rápido em Barcelona, ok. Por isso tentei vencê-lo na Malásia, mas não foi possível – ele venceu-me na simulação da sprint. Para mim, ele é claramente a maior surpresa dos testes de inverno.
Acrescentou ainda: ‘Conheço-o muito bem. O Alex é muito sensível e sabe exatamente do que precisa para ser rápido. Está a conseguir isso neste momento. Hoje esteve sempre entre os três primeiros, seja na distância ou numa volta rápida.”