Pela primeira vez na temporada de 2025, o vencedor do sprint não é Marc Márquez. Mas o triunfo permanece na família, porque o irmão Alex foi o sortudo vencedor da corrida de dez voltas no Circuito de Silverstone.
Marc Márquez, que tinha vencido todas as corridas sprint de 2025 até agora, sofreu hoje a sua primeira derrota no ano em Silverstone, batido pelo seu irmão Alex. Que recuperação de Alex Márquez, que sofreu um acidente com a sua Gresini Ducati esta manhã!
O pole position Fabio Quartararo teve uma ótima largada, mas logo depois os irmãos Márquez assumiram o comando: Marc Márquez, que largou apenas em 4º lugar com a sua Ducati de fábrica, subiu até ao 2º lugar – e depois de menos de 5,9 quilómetros completos, assumiu a liderança, apenas para ser ultrapassado pelo seu irmão Alex na Gresini Ducati. Os irmãos Márquez assumiram a liderança, seguidos por Quartararo e Bagnaia, antes de Pecco subir ao pódio na volta 3. Seguiu-se uma bandeira amarela, a assinalar a queda d Brad Binder na curva 6 da segunda volta e saiu da corrida.
Após a forte qualificação e os primeiros metros de sprint confiantes logo após a largada, Quartararo rapidamente teve que olhar para trás em vez de olhar para a frente: Fabio Di Giannantonio na Ducati VR46 tentou a ultrapassagem, mas inicialmente falhou. Enquanto isso, o colega de Quartararo, Alex Rins, caiu para o fundo do pelotão após sair de pista em Stowe. A meio da corrida, após cinco voltas, “Diggia” venceu, ultrapassando Quartararo por dentro e vencendo o duelo de nomes entre os dois Fabios. O poleman agora estava apenas em quinto. O novo perseguidor mais próximo de Quartararo era Jack Miller na Pramac Yamaha, mas ele arriscou e Johann Zarco e Marco Bezzecchi lucraram e seguiram adiante.
Enquanto isso, na frente, os irmãos Márquez distanciaram-se dos demais por bons dois segundos, travando o seu próprio duelo – Alex ainda à frente de Marc, mas ainda próximos.
O duelo entre Bagnaia e Di Giannantonio realmente ganhou vida a três voltas do fim, Diggia atacou e finalmente prevaleceu. Como todos sabemos, quando duas pessoas discutem, uma terceira fica feliz: Quartararo conseguiu recuperar durante o duelo, mas de repente Bagnaia estava a respirar no seu pescoço — ou assim ele pensou. Então Marco Bezzecchi na Aprilia de fábrica subiu na classificação e o ultrapassou para o 5º lugar a duas voltas do fim. E “Bezz” queria mais, lançando um ataque bem-sucedido contra Bagnaia e o 4º lugar.
Os irmãos Márquez já estavam entre 3 e 3,5 segundos à frente de Di Giannantonio. E a vantagem de Alex sobre Marc já tinha crescido para dois segundos a uma volta do fim. Um ponto de viragem na série de vencedores do sprint estava agora claramente no horizonte. Bagnaia foi então ultrapassado dolorosamente nos metros finais: Johann Zarco subitamente abriu caminho para o 5º lugar na sua Honda e numa ofensiva final agressiva, ultrapassando Bagnaia e Quartararo para ficar com o quinto lugar.
Miguel Oliveira terminou a corrida sprint na 16ª posição, longe dos pontos. Mas amanhã é outro dia!


















