MotoGP: Quem é Francesco Guidotti, o novo chefe de equipa da KTM?

Por a 8 Dezembro 2021 11:48

Caiu como uma bomba no paddock o anuncio da substituição de Mike Leitner pelo italiano na KTM, desde há muito estabelecido na Pramac Racing. Mas Guidotti tem um passado de sucesso e já conhece os cantos à casa, onde trabalhou com pilotos como Casey Stoner e Marc Marquez no passado.

E isto é na verdade um regresso, de acordo com o ‘The Race’. Guidotti passou quatro anos na KTM no passado, juntando-se à equipa em 2006 como coordenador, quando o fabricante austríaco competia apenas nas classes menores. Nesse tempo, o italiano ajudou a marca laranja a liderar os seus esforços nas 125cc e 250cc a dois tempos, com alguns nomes bastante significativos a bordo das motos laranja. Juntando-se aos Grandes Prémios em 2003, a KTM começou na classe mais pequena, construindo uma máquina de 125cc e mostrando as suas intenções ao contratar o campeão do mundo de 2002, Arnaud Vincent.

Mas o francês nunca se deu bem com a moto e foi substituído após nove corridas pelo finlandês Mika Kallio, iniciando uma relação que continua até hoje com Kallio como um dos pilotos de teste da KTM de MotoGP. A KTM teve uma segunda temporada melhor em 2004 com a contratação de um jovem australiano chamado Casey Stoner, que a levou ao quinto lugar no campeonato.

Segue-se a expansão para a classe de 250cc em 2005, com Anthony West a lutar pela vitória na primeira corrida da KTM em Donington Park. O trabalho de Guidotti começa então a dar frutos… Na liderança da classe intermédia no primeiro ano de Guidotti estavam Manuel Poggiali e Hiroshi Aoyama, enquanto Michael Ranseder, Stefan Bradl, Julian Simon e Kallio formaram a equipa de 125cc da KTM. Kallio lutou com Álvaro Bautista pelo título daquele ano de 2006. Venceu três corridas e terminou em segundo lugar. O desempenho do finlandês foi suficiente para entregar à KTM em segundo lugar na classificação de construtores, à frente da rival Honda.

O esforço da KTM nas 250cc também teve um bom ano na primeira temporada completa na classe, com Aoyama a terminar em quarto, com duas vitórias e mais cinco pódios. O japonês repetiu essa façanha em 2007, vencendo mais duas corridas enquanto o novo companheiro de equipe Kallio impressionou como um novato ao vencer duas corridas também.

O ano de 2007 trouxe uma redução considerável no projeto 125cc da KTM. A equipa júnior do ano anterior e a equipa baseado na Alemanha foram substituídos por um projeto totalmente novo, que tirou parte da pressão de Guidotti: a Red Bull KTM Rookies ‘Cup, ainda hoje a principal maneira de identificar jovens talentos para uma promoção rápida.

Houve outro grande choque em 2008, quando a KTM anunciou mais cortes, desta vez confirmando que a sua equipa de 250cc iria desistir no final da temporada, apesar de um final competitivo em que Kallio venceu três corridas. Mas a temporada de 125cc da KTM de 2008 começou de forma interessante com a contratação por Guidotti de um jovem talentoso espanhol, com o nome de Marc Marquez. No pódio na sua sexta corrida, o espanhol mostrou algumas dicas do seu potencial ao lado do também futuro campeão mundial de Moto2 Tito Rabat – potencial que Marquez iria construir em 2009 com o oitavo lugar no campeonato.

Com tudo isso em mente, é justo dizer que Guidotti é mais do que capaz de distinguir a KTM de uma ponta à outra, apesar de passar a maior parte do tempo desde que se separou dela no final de 2009 comandando uma equipa Ducati. Mais especificamente, Guidotti conhece pessoal-chave suficiente dentro da equipa, muitos dos quais permaneceram desde os seus primeiros tempos com a KTM, pelo que se espera uma transição relativamente indolor.

“Assim que me ligaram, tomamos uma decisão muito rapidamente”, disse Guidotti . “Foi muito fácil ir aos pontos e às questões importantes. Entendemo-nos porque nos conhecemos muito bem. Demorou apenas alguns dias. O Mika está na equipa de testes e não é minha prioridade acompanhar as questões técnicas, mas com certeza vai haver um reencontro. Os velhos tempos de novo!”, concluiu.

0 0 votes
Article Rating
5 Comentários
antigo
recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
8 meses atrás

3cacique

trackback
8 meses atrás

gay dating com https://speedgaydate.com/

trackback
7 meses atrás

free slots on facebook https://2-free-slots.com/

trackback
7 meses atrás

free double diamond slots https://candylandslotmachine.com/

Ensaios
últimas Motosport
Motomais
5
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x