Marc Márquez diz que as lições que aprendeu com o seu acidente na corrida de Jerez foram cruciais para a sua vitória no sprint do Grande Prémio de França no sábado. O piloto de fábrica da Ducati tem sido o favorito à vitória em todos os GP’s até agora em 2025, mas só converteu esse estatuto em três vitórias, tendo sofrido acidentes nos GP das Américas e de Espanha.
No sábado, em Le Mans, superou o pole position Fabio Quartararo num duelo inicial para manter o seu registo de 100% de sprints em 2025 e tornar-se o primeiro piloto a vencer seis sprints consecutivos. Marc Márquez assumiu a liderança no arranque, mas saiu de pista na curva 2 e deixou Quartararo passar, antes de o piloto da Yamaha disparar nas primeiras voltas. Nesta altura, Márquez diz que estava “cuidadoso”, pois aprendeu em Jerez que é fácil perder a frente quando os pneus são novos e apenas esperou pelo momento certo.

– “Nas duas primeiras voltas… nas três primeiras curvas o Fabio abriu uma grande vantagem porque eu cometi um erro”, disse ao site oficial do MotoGP. “Mas depois vi que ele estava a forçar muito nas duas primeiras voltas, mas já cometi esse erro na corrida de Jerez no domingo.”
“Com os pneus novos, é preciso ter cuidado para que a traseira não empurre a dianteira. Tive cuidado nestas duas, três voltas, porque previ que seria melhor com o pneu usado. Na verdade, apanhei o Fabio… ele está a pilotar de uma forma incrível. O que está a fazer com a moto Yamaha é super talentoso. Por isso, parabéns a ele. Quando o ultrapassei, dei apenas duas, três voltas para abrir vantagem e controlar.”
Márquez acrescentou que a Ducati precisa de melhorar alguma coisa na sua moto para domingo, caso o tempo esteja seco, uma vez que as condições mais quentes significaram que “a sensação na pista foi um pouco diferente”.
“Mais uma vez o sábado é o nosso dia, mas eu gostaria de ser o Sr. Domingo, e não o Sr. Sábado, porque no domingo temos mais pontos. A sensação é boa, mas vamos ver o que podemos melhorar para amanhã porque com aquela temperatura elevada a sensação em pista foi um pouco diferente. Podemos dar um pequeno passo em algumas áreas para gerir melhor.”