MotoGP, Índia, Q2: Bezzecchi tira a pole a Martin por 43 milésimos

Por a 23 Setembro 2023 08:21

Marco Bezzecchi (Mooney VR46) conquistou esta manhã a primeira pole-position de sempre de MotoGP no Circuito Internacional de Buddh, na Índia.

O italiano bateu Jorge Matin (Pramac Racing) por escassos 43 milésimos. Francesco Bagnaia (Lenovo Ducati) com travagens espectaculares chegou à terceira posição à frente de Luca Marini e Joan Mir. Bezzecchi conquistou a primeira pole da história do MotoGP no circuito de Buddh, na Índia. Jorge Martín voltou a ter um bom desempenhom enquanto Joan Mir e Marc Márquez  andaram colados ao slipstream de Pecco Bagnaia para colocarem as Repsol Honda em P5 e P6, algo que não acontecia desde há muito. Ao contrário do esperado, as Aprilias sofreram no circuito indiano. Em termos de temperatura, a manhã estava um pouco menos quente, com 31 graus no ar e 40 no asfalto, por haver mais nuvens. Porém, a sensação térmica era muito quente, e essa foi a razão pela qual os pilotos pediram para as corridas serem encurtadas, o que vai já acontecer na corrida sprint que terá menos uma volta que as 12 previstas inicialmente. Vieram da primeira qualificação Raúl Fernández e Álex Márquez, este último ainda dolorido pela queda sofrida.

Marco Bezzecchi fez um tempo inicial muito bom de 1:44.7 segundos, mas tudo ia cair muito nos tempos. Jorge Martín logo reduziu a marca do italiano e Marc Márquez estava atrás do madrileno da Pramac que assinalou o melhor tempo e a seguir caiu na curva 3, conseguindo voltar à ação imediatamente. ‘Bez’ pressionou-o, mas Jorge respondeu maravilhosamente, com um volta fantástica de 1:44,1 minutos. Todos pararam a meio da curta sessão de 15 minutos e Pecco foi o mais exigente para as  tentativa de time attack finais. Porém, saiu do pit-lane acompanhado pelos dois piloto da Honda, Marc Márquez e Mir, dispostos a aproveitar a aspiração do italiano. Bagnaia subiu então para segundo, com Mir em quarto e Márquez apenas em sétimo, mas havia ainda mais duas voltas… A rodar sozinho, Bezzecchi foi o primeiro a cair abaixo de uma volta de 1:44, enquanto ‘Martínator ‘ voltava a cometer um erro na segunda metade da sessão. Pecco terminou em terceiro, com Mir e Marc em quinto e sexto. Jorge Martin foi melhorando o seu tempo mas não conseguiria bater Bezzecchi que disparou imparável para a primeira pole na Índia. Luca Marini terminava a sessão em P4 numa demonstração que as motos da equipa de Valentino Rossi, estão até ao momento imbatíveis. Maverick Viñales foi 9º e o mais rápido das Aprilia oficiais, Aleix Esparagaró apenas 12º, numa clara demonstração que as Aprilia oficiais estão muito abaixo das expectativas. Supreendente sim o 11º lugar do piloto da RNF Raúl Fernandez, muito superior à performance de Miguel Oliveira, apenas 19º nos tempos combinados.

Segue-se a corrida sprint de MotoGP (11 voltas) agendada para 11h00 (hora de Portugal continental)

Resultados do MotoGP Q2, Circuito Buddh (23/9):

1. Marco Bezzecchi, Ducati, 1:43.947 min
2. Jorge Martin, Ducati, + 0,043 seg
3. Francesco Bagnaia, Ducati, + 0,256
4. Luca Marini, Ducati, + 0,268
5. Joan Mir, Honda, + 0,507
6. Marc Márquez, Honda, + 0,522
7. Johann Zarco, Ducati, + 0,568
8. Fabio Quartararo, Yamaha, + 0,777
9. Maverick Viñales, Aprilia, + 0,794
10. Aleix Espargaró, Aprilia, + 0,803
11. Raúl Fernández, Aprilia, + 1,247
12. Alex Márquez, Ducati , sem tempo

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x