MotoGP: Franco Uncini oficialmente indigitado Lenda

Por a 9 Setembro 2016 12:16

Campeão do Mundo de 500cc em 1982, Franco Uncini, passa a partir de hoje a fazer parte do prestigiado grupo de lendas do MotoGP. A cerimónia decorreu no circuito de Misano, palco do GP de San Marino e da Riviera de Rimini. Uncini junta-se assim a nomes consagrados como John Surtees, Giacomo Agostini, Mick Doohan, Wayne Gardner, Kevin Schwantz, Casey Stoner e mais recentemente Nicky Hayden.

Atual responsável pela segurança do Mundial, Franco Uncini, não escondeu estar “muito contente por este momento. Novamente um dos meus sonhos tornou-se realidade. Agradeço à IRTA, Dorna e à FIM”.

Já a figura máxima da Dorna, Carmelo Ezpeleta, afirmou que este é um “dia muito especial. É sempre importante nomear alguém lenda do MotoGP. O Franco foi um grande herói nas categorias de 250cc e 500cc ao mesmo tempo foi uma parte crucial na evolução do MotoGP”.

Recorde-se que Franco Uncini competiu no Mundial de Motociclismo entre 1976 e 1985 nas categorias de 500cc,onde representou sempre a Suzuki,  350cc e 250cc. Ao longo da sua carreira venceu sete Grandes Prémios, conquistou três poles, e subiu ao pódio por 21 ocasiões. Para a história fica também o seu grave acidente em Assen durante o GP de Holanda em 1983. Aí o então campeão do Mundo, Franco Uncini, após queda foi atingido na cabeça pela moto do estreante, Wayne Gardner, o que colocou o italiano em coma. Até ao final da época, Uncini não mais viria a competir regressando apenas na temporada seguinte.

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x