Morbidelli não esperava uma corrida tão positiva na Tailândia e também admitiu ter ficado impressionado com Márquez: “Tentamos persegui-lo…”
O campeonato de MotoGP de 2025 de Franco Morbidelli começou com resultados positivos. Na Tailândia ficou em quinto lugar na corrida Sprint e em quarto na corrida longa. Ao atingir consistentemente esses tipos de resultados, o italo-brasileiro de 30 anos, não terá problemas em renovar o seu contrato para 2026. Ser consistente é justamente o seu desafio para esta temporada.
A única falha real no seu fim de semana em Buriram foi a penalização que recebeu na pré-qualificação por obstruir Pecco Bagnaia. Um erro evitável que já havia cometido no passado. As três posições a serem descontadas no grid de largada de domingo tornaram o seu início de corrida um pouco mais complicado, tendo que largar do nono lugar em vez de sexto.
O piloto da Pertamina Enduro VR46 Racing Team falou aos microfones da Sky Sport MotoGP, admitindo que o resultado de domingo foi surpreendente para ele:
– “Não esperava muito desta corrida. Depois do erro de sexta-feira, comecei em nono e sabia que teria muita dificuldade. Tentei dar o meu melhor para superar os pilotos na minha frente, havia um verdadeiro galinheiro no começo. Então cheguei com o Pecco e o grupo da frente, eu não esperava. Fiquei muito feliz de estar lá. Foi um ótimo fim de semana, somos poderosos .”
Questionado se teria conseguido lutar pelo pódio se estivesse mais à frente no grid, Morbidelli não tem dúvidas:
“ Sim, porque começando em nono eu estava lá. Eu teria usado menos borracha e teria mais quando cheguei atrás de Pecco. Assim que me aproximei, cometi um erro na Curva 1 e perdi tudo o que havia trabalhado tanto para conquistar. Pena que houve muitos erros .”
Franky também sobre a estrela do Grande Prêmio da Tailândia de MotoGP, Marc Márquez.
“Ele foi impressionante, foi muito forte no segundo setor. Tentamos persegui-lo durante todo o fim de semana, ele sempre conseguiu fazer uma grande diferença sobre os seus oponentes no T2. Quando o vi diminuir a velocidade, pensei que ele tinha um problema técnico. Em vez disso, ele mediu a temperatura ficando atrás do irmão. Isso também é uma grande ajuda, dar o cargo ao seu irmão é melhor do que dá-lo a outra pessoa. Tentaremos trabalhar para nos aproximar-mos dele o mais rápido possível .”
Como o próprio Morbidelli admitiu, há pouca diferença entre a sua Ducati Desmosedici GP24 e a renomeada “GP24.5” dos pilotos da equipa de fábrica, o que deve permitir que seja particularmente competitivo no Campeonato do Mundo de 2025.