Marc Márquez resistiu a uma surpreendente investida tardia do estreante Fermín Aldeguer e conquistou a tão aguardada primeira vitória austríaca em MotoGP.
Márquez ampliou assim a sua liderança dominante no título depois de completar a sexta dobradinha consecutiva de vitórias em sprints e GPs no fim de semana. O piloto de Cervera nunca tinha vencido o Grande Prémio da Áustria nas suas sete participações anteriores, colocando o Red Bull Ring no topo de quatro pistas sem vitórias para o 70 vezes vencedor de MotoGP.
Marco Bezzecchi, que largou da pole position, assumiu a liderança, enquanto Francesco Bagnaia evitou repetir os problemas de ontem ao partir de segundo. O colega de equipa Marc Márquez atacou duas vezes antes de superar o italiano na Curva 3 da segunda volta. Márquez, na sua melhor forma com pneus usados, começou logo a avaliar Bezzecchi, enquanto a dupla se distanciava de Bagnaia, terceiro classificado.
Mas uma surpresa a meio da corrida fez Márquez recuar, talvez devido à temperatura elevada dos pneus, dando a Bezzecchi uma vantagem de 0,8s. Inevitavelmente, Márquez voltou a aproximar-se e estava pronto para atacar a 10 voltas do fim. O piloto da GP25 assumiu inicialmente a liderança à saída da Curva 3, mas Bezzecchi resistiu ao reagir na Curva 6. Márquez reagiu na Curva 1 da volta seguinte e, desta vez, manteve o italiano à distância. Mas a corrida ainda não tinha terminado.
O estreante Fermin Aldeguer, que impôs um ritmo alucinante durante a sua recuperação na Sprint, ultrapassou Pedro Acosta e depois Bagnaia para assumir a terceira posição. Rodando meio segundo mais rápido que Márquez e Bezzecchi, Aldeguer rapidamente ultrapassou Bezzecchi a cinco voltas do fim. Márquez estava agora apenas um segundo à frente, mas reagiu ao perigo e manteve-se fora do alcance de Aldeguer.
Bezzecchi estava a 3 segundos da vitória, mas com a mesma margem de vantagem sobre Acosta, em quarto. Enea Bastianini, da Tech3, conquistou o quinto lugar, enquanto Bagnaia, vencedor dos últimos três GP da Áustria de MotoGP, viu a sua disputa inicial cair para a sexta posição. Isto tornou-se sétimo após ter sido ordenado a perder uma posição pelos comissários da FIM, e depois oitavo ao ser ultrapassado por Brad Binder. O vice-campeão Alex Márquez desistiu do combate pelo terceiro lugar quando cumpriu a sua punição de volta longa em Brno.
O companheiro de equipa de Bezzecchi e atual campeão, Jorge Martin, caiu quando estava em 15º lugar a meio do Grande Prémio, na Curva 7. O espanhol demorou a levantar-se e sentou-se com os inspetores depois de sair da caixa de gravilha antes de se dirigir ao centro médico para exames. A Aprilia noticiou que Martin está “bem”. Fabio di Giannantonio foi o único piloto que não terminou a prova, depois de sofrer uma falha grave no motor.
Num Grande Prémio para esquecer, as quatro Yamaha’s terminaram nas 4 últimas posições, com Fabio Quartararo em P15, seguido por Alex Rins (P16), Miguel Oliveira (P17) e Jack Miller (P18).
















